Agate de Sousa, a atleta medalhada no salto em comprimento dos Campeonatos da Europa de Roma 2024, que se prepara para representar Portugal, pela primeira vez, em Campeonatos Mundiais, também está a cumprir o seu estágio de adaptação em Oita.
Na manhã de hoje (madrugada em Portugal), a atleta, com mais elementos, cumpriu o seu último treino no Estádio de Oita, pois a equipa rumará para Tóquio amanhã de manhã, onde os Campeonatos Mundiais de Atletismo se realizarão já a partir do próximo sábado, dia em que a atleta competirá na qualificação do salto em comprimento.
Para a saltadora, este estágio em Oita está a correr bem. “Agora está bem melhor. Nos primeiros dias foi mais difícil por causa da adaptação a este fuso horário. Havia mais dificuldade em treinar, mas fui-me habituando – era essa a ideia -, e hoje já me senti muito melhor, pois até dormi sere horas. Por isso entendo que faz todo sentido o estágio de preparação”.
Uma das perguntas que muitos fãs fazem (não deixem de acompanhar as redes sociais da FPA, no instagram e no Facebook, notícias, vídeos e fotos atualizadas), tem a ver com o treino. O treino tem a sua dureza e responsabilidade.
“Eu acho que o número de horas não é assim tão importante. O mais importante é a qualidade do treino e ter uma boa equipa, pois os atletas não se fazem sozinhos. De qualquer forma, eu treino cerca de duas horas por dia, faço só uma sessão de treino”.
Mas, para ela, a recuperação é tão importante como o treino. “Geralmente faço gelo e a seguir massagem. O gelo deixa-me um bocado contraída, mas depois a massagem relaxa. Olha, para mim funciona”
Agate já teve disponibilidade para sair do hotel e observar um pouco a cidade, “Gosto da cidade, não era capaz de viver aqui, mas é agradável para passar umas férias”, afirmou, contando que também já saiu com outro objetivo: “fui fazer as minhas unhas! Então fui à manicure e fiz as minhas unhas. Gostei, não é muito diferente do que se faz em Portugal – e até estava à espera de algo diferente -, mas foi bom”.

Para ela, “afinal, isso relaxa-me mais, deixa-me pensar noutras coisas e manter um bocado a minha rotina antes das competições. Nós podemos estar focados num objetivo, na prova, mas devemos procurar outras formas de entretenimento e fazer outras coisas para não estar sempre a pensar nas provas e aumentar a ansiedade. Assim podes relaxar e parar para pensar noutras coisas também”.
A qualificação do salto em comprimento feminino é logo no primeiro dia de competição, às 18h30 (10h30 em Portugal).
Despedidas em Oita
O dia de hoje fica marcado por ser o final do estágio de aclimatação em Oita. A comitiva nacional foi surpreendida com uma mensagem do Governo de Oita, divulgada no ecrã gigante do estádio: “Boa sorte a todos os atletas da Delegação Portuguesa de Atletismo!”
Para marcar este dia, os responsáveis do estádio pediram fotografias para ficarem nos registos locais, momentos que também aproveitamos para registar.