Chegou a hora dos Mundiais de Tóquio 2025

FPA Geral Notícias

12 Set, 2025
treino

Diário dos Mundiais – Foi movimentada a manhã da véspera do início dos Campeonatos Mundiais de Atletismo, Tóquio 2025. Nos diferentes locais de treino, os portugueses lá foram dando sequência ao seu trabalho. Alguns aproveitaram a oportunidade do treino no Estádio Nacional do Japão e os marchadores ficaram a conhecer o circuito da sua prova, que terá partida no interior do estádio, saindo para um circuito onde cumprirá 16 voltas, para terminar no estádio.

E é essa imagem, de um estádio cheio, com publico a aplaudir, que os marchadores aguardam com expetativa e emoção, para voltarem a sentir-se como parte integrante da modalidade.

Durante a manhã, João Vieira, Joana Pontes e Vitória Oliveira sentiram o piso que irão percorrer em Tóquio. Os dois primeiros já amanhã, nos 35 km.

Estreante nos Campeonatos, Joana sente-se bem, “desde o primeiro momento, até no processo de aclimatação, em que me fui sentindo cada vez melhor, com a humidade e com o calor. Sendo o primeiro mundial há muitas emoções e há uma grande alegria e um grande entusiasmo de poder competir aqui”, refere.

Quanto às expetativas, são “grandes, de poder fazer uma boa prova e poder lutar por uma boa classificação”. Contudo há sempre um receio latente, “com o rigor técnico, que temos em todas as competições, mas que nos mundiais é mais intenso. É uma preocupação, poder marchar o melhor possível, poder cumprir com as regras e, dentro disso poder usar o meu ritmo e fazer uma boa prova”.

No final do seu pequeno treino, João Vieira foi ainda solicitado para as entrevistas pela RTP, Antena 1 e Agência Lusa e, a culminar, respondeu, em entrevista, a um trabalho para a World Athletics, em virtude de ser um dos atletas citados nos Factos e Figuras dos Campeonatos, por ser o atleta medalhado com mais idade e por estar prestes a tornar-se o atleta com o maior número de participações de sempre nos Campeonatos.

A primeira jornada dos Mundiais

Como referimos, a primeira jornada dos Mundiais começa já no sábado, dia 13, com os 35 km marcha a terem partida marcada para as 07h30 (23h30 de hoje), uma partida antecipada meia-hora devido às condições climatéricas.

As provas masculina e feminina partem à mesma hora. 50 atletas masculinos, 47 femininos, entre os quais os portugueses João Vieira, que bateu o recorde nacional este ano ao cortar a meta em 2h31m41s, e Joana Pontes, que este ano bateu o seu recorde pessoal (3h11m43s).

Depois, às 9h00 (01h00 em Lisboa), Irina Rodrigues (63,17 metros) estará no primeiro grupo de qualificação do lançamento do disco, com outra portuguesa, Liliana Cá (65,35 m) a estar integrada no grupo B (10h40, 02h40 em Lisboa). Qualificam-se para a final as atletas que alcançarem os 64 metros ou fiquem nos 12 primeiros lugares no conjunto dos dois grupos.

Às 10h55 (02h55), Tsanko Arnaudov (20,38 m) tem a qualificação do lançamento do peso, estando integrado no grupo B. Seguem para a final os atletas que atingirem os 21,35 metros ou os 12 primeiros no conjunto dos dois grupos. A final do peso será ainda amanhã, a partir das 21h10 (13h10).

A jornada da tarde começará com as eliminatórias dos 3000 metros obstáculos. Etson Barros (8m12s19”) está integrado na terceira série, com partida às 18h31 (10h31). São apurados para a final os cinco primeiros de cada série.

O salto em comprimento feminino tem a qualificação às 18H30 (10h30), com Agate de Sousa a tentar chegar à final no grupo B. Segue para a final as atletas que alcançarem os 6,75 m ou as primeiras 12 no conjunto dos dois grupos.

A primeira ronda dos 100 metros femininos tem sete séries e Lorene Bazolo (11,10 segundos) está na segunda série (19h02, 11h02 em Lisboa). Passam às meias-finais as três primeiras de cada série e as três mais rápidas seguintes.

Finalmente, às 20h00 (12h00), Salomé Afonso (3m59s02”) estará à partida da primeira ronda dos 1500 metros. Passam às meias-finais as seis primeiras classificadas.

Estes Campeonatos Mundiais têm transmissão na RTP 2 (e RTP Play), os resultados em direto estarão na página oficial da Athletics. Todo o dia a dia dos portugueses estará na página da FPA e nas suas páginas de redes sociais.

Partilhar