As provas masculinas sub-23 e sub-20 marcaram o início da manhã no Parque Urbano do Parchal, Lagoa, Algarve, no Campeonato da Europa de Corta-Mato, com participações consistentes das seleções portuguesas frente a um quadro competitivo de elevado nível internacional.
Na corrida sub-23 masculina, que reuniu 76 atletas, Portugal terminou no 7.º lugar coletivo, com destaque para Duarte Santos, o melhor português em prova, ao alcançar o 13.º lugar, com o tempo de 18:17. O atleta nacional esteve sempre inserido no grupo da frente, mostrando ambição e capacidade competitiva num percurso exigente. João Santos foi 20.º, enquanto Leandro Monteiro (53.º), Rodrigo Freitas (56.º), Rodrigo Lourenço (75.º) e Alexandre Lucas (74.º) completaram a prestação lusa.
No final, Duarte Santos assumiu alguma frustração pela fase decisiva da corrida, mas valorizou o resultado: “Senti-me bem durante a prova, mas na última volta quebrei um pouco. Procurei manter um ritmo forte, mas em relação aos adversários que vinham comigo quebrei ligeiramente e fiquei insatisfeito, porque achei que conseguia resistir na fase final. Mas globalmente creio que foi uma boa prova. Tentei entrar no top-10, foi para isso que trabalhei, mas em 13.º também saio contente.” O atleta sublinhou ainda a importância do apoio do público: “O apoio dos portugueses foi muito importante, senti grande apoio ao longo do percurso, foi uma mais-valia e deu-me força por correr aqui em casa.”
Individualmente, o irlandês Nicholas Griggs conquistou o ouro, com 17:47, seguido do francês Aurélien Radja, prata com 17:59, e do também francês Pierre Boudy, bronze com 18:03. Coletivamente, Irlanda, França e Espanha ocuparam o pódio.
Tiago Jorge em 21.º nos sub-20
Já na prova sub-20 masculina, com um impressionante total de 120 participantes, o melhor português foi Tiago Jorge, que terminou em 21.º lugar, com 13:45, melhorando significativamente o 46.º posto alcançado em Antalya 2024. Seguiram-se Leonardo Oliveira (53.º) e Manuel dos Santos (75.º), resultados que colocaram Portugal no 15.º lugar coletivo, entre 28 países. Tiago Machado foi 76.º e Afonso Alemão 83.º.
Tiago Jorge destacou as dificuldades iniciais da corrida: “A partida foi muito difícil, muitos empurrões, muita gente, o percurso é um pouco estreito, mas senti-me bem e consegui ganhar alguns lugares.” O jovem atleta reconheceu que ficou aquém das expectativas pessoais, mas valorizou a experiência: “É uma prova imprevisível, tentei fazer o meu melhor e estou contente pela participação.”
O título europeu sub-20 foi conquistado pelo belga Willem Renders, com 13:11, após um sprint final apertado frente ao espanhol Óscar Gaitán (13:12). O francês Alois Abraham fechou o pódio, com 13:19. Em termos coletivos, Bélgica, Grã-Bretanha e Espanha arrecadaram as medalhas.