Presença sólida de Portugal em sub-20 e sub-23 feminino no Europeu de Corta-Mato

FPA Geral Notícias

14 Dez, 2025
sub_23_fem

As provas sub-20 e sub-23 femininas animaram o programa competitivo do Campeonato da Europa de Corta-Mato, no Parque Urbano do Parchal, em Lagoa, Algarve, com um elevado número de participantes e prestações consistentes das atletas nacionais, num contexto de forte exigência internacional.

A corrida sub-20 feminina, primeira do dia, contou com 96 atletas à partida e marcou a estreia de Mariana Moreira em Europeus de Corta-Mato, que se apresentou como a melhor portuguesa em prova. A campeã nacional do escalão, título conquistado precisamente em Lagoa, terminou na 16.ª posição, com o tempo de 15:37, muito próxima do objetivo a que se propunha.

No final, Mariana Moreira fez um balanço positivo da estreia continental: “Senti-me muito bem. No início e a meio estava preocupada porque não estava a recuperar lugares, mas no final consegui subir alguns lugares e fazer uma boa prova. O balanço final é dentro do perspetivado, estava na expectativa de ficar no top-15, fiquei em 16.ª, por isso estou contente.” A jovem atleta sublinhou ainda a margem de progressão: “Estou no segundo ano de sub-18 e espero continuar a melhorar.”

Coletivamente, Portugal terminou no 12.º lugar, com 116 pontos, beneficiando ainda das classificações de Carolina Correia (46.ª) e Maria Jesus (54.ª). Solange Nunes foi 55.ª, Stela Fernandes terminou em 62.ª e Cátia Khvas fechou a prestação lusa na 72.ª posição.

O título europeu sub-20 foi conquistado pela britânica Innes Fitzgerald, com 14:35, chegando à meta 32 segundos antes da francesa Lucie Paturel, medalha de prata. A irlandesa Emma Hickey completou o pódio individual. Em termos coletivos, Grã-Bretanha e Irlanda do Norte conquistou o ouro, com Espanha e Suécia a arrecadarem a prata e o bronze, respetivamente.

Rita Figueiredo destaca-se nas sub-23

Já na prova sub-23 feminina, com 70 atletas em competição, a melhor portuguesa foi Rita Figueiredo, que concluiu a corrida na 28.ª posição, com o tempo de 21:32. A seleção nacional terminou no 11.º lugar coletivo, somando 128 pontos, com Ana Marinho a classificar-se em 49.º, Marta Castro em 51.º, Beatriz Rios em 52.º, Diana Fernandes em 56.º e Beatriz Azevedo em 63.º.

Rita Figueiredo explicou as dificuldades sentidas na fase inicial da corrida: “Andei um pouco perdida no início, não consegui arrancar bem, ter aquela partida explosiva. Apesar de ser atleta de pista dos 1500, devia ter partido melhor.” A atleta reconheceu a diferença de ritmo face ao contexto nacional: “O meu objetivo era ir subindo, passando. Idealizava o top-20, fiquei em 28.º… não foi horrível, mas também não foi incrível. As diferenças em relação aos nacionais foram muito grandes, a partida foi mais rápida e forte.”

A prova foi conquistada pela espanhola María Forero, com 19:59, seguida da finlandesa Ilona Mononen, prata com 20:04, e da alemã Pia Schlattmann, bronze com 20:23. Coletivamente, França conquistou o ouro, Alemanha a prata e Espanha fechou o pódio.

Partilhar