A Federação Portuguesa de Atletismo estabeleceu um novo acordo estratégico ao assinar um contrato de patrocínio com o Crédito Agrícola, passando a assumir o estatuto de Banco Oficial da FPA por um período de três anos, que pode ser renovado, reforçando a estabilidade financeira e a capacidade de investimento da Federação.
O protocolo foi formalizado esta quarta-feira, 14 de janeiro, na sede do Grupo Crédito Agrícola, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença de Domingos Castro, presidente da FPA, Sérgio Raposo Frade, presidente do Grupo Crédito Agrícola, e José Henriques, administrador do Grupo Crédito Agrícola.

Para a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), esta parceria representa um passo significativo no reforço de um projeto desportivo sustentado, com impacto nacional e internacional. O apoio do Crédito Agrícola (CA) permitirá consolidar o trabalho desenvolvido ao nível das seleções nacionais, abrangendo todas as disciplinas do atletismo, e potenciar a presença da modalidade em todo o território, através do apoio às provas e às estruturas locais.
Na cerimónia de assinatura do Contrato de Patrocínio, estiveram presentes os atletas Patrícia Silva, Mamudo Baldé, Lourenço Rodrigues e Lenine Cunha.
Domingos Castro sublinha que o protocolo garante “maior estabilidade e capacidade de investimento”, associando a FPA a uma entidade com forte implantação territorial e valores comuns, como a promoção de hábitos de vida saudáveis, a igualdade de oportunidades e a proximidade às comunidades. A parceria surge num contexto de crescimento e afirmação da Federação Portuguesa de Atletismo, que conta com mais de 23 mil atletas federados, cerca de 700 clubes e um historial recente marcado por mais de 70 recordes nacionais e conquistas internacionais, reforçando o prestígio e o impacto social da modalidade em Portugal.
Domingos Castro, presidente da FPA, afirmou que “este protocolo representa um passo estratégico muito relevante para a Federação Portuguesa de Atletismo, e que garante uma maior estabilidade e capacidade de investimento num projeto que tem produzido resultados consistentes ao mais alto nível. Associar-se à Federação Portuguesa de Atletismo é associar-se a uma instituição com resultados, credibilidade e impacto social profundo. Esta parceria traduz-se numa ligação a um desporto que promove hábitos de vida saudáveis, igualdade de oportunidades e valores de excelência, reforçando simultaneamente a proximidade às comunidades e ao território, que estão no ADN de ambas as instituições. Vai ser um casamento perfeito.”
Sérgio Raposo Frade, presidente do Crédito Agrícola, por outro lado, referiu: “É um grande orgulho. Revemo-nos bastante nos valores da Federação, e creio que vai ser uma relação bastante profícua, pelo menos, nos próximos três anos. O patrocínio do Crédito Agrícola à Federação Portuguesa de Atletismo reafirma o nosso compromisso com o desporto enquanto instrumento fundamental para a promoção da saúde, da inclusão social e do desenvolvimento das comunidades. Continuaremos a apoiar organizações e modalidades que gerem um impacto positivo e duradouro na sociedade, promovendo valores como a perseverança, a solidariedade e o espírito de equipa, totalmente alinhados com os princípios do Crédito Agrícola.”



