Débora Quaresma oitava nos Europeus Sub-20

Geral Notícias

17 Jul, 2021
Debora_Quaresma_CE_S20_2021_foto_Sergio_Mateo_Matria-Sportmedia

A lançadora do peso qualificara-se para a final com uma marca apenas um centímetro aquém do seu recorde pessoal

Na jornada da manhã dos Campeonatos Europeus Sub-20, que decorrem em Tallin, na Estónia, Débora Quaresma conseguiu o apuramento para a final sendo quarta no seu grupo de qualificação com a marca de 14,77 metros, a um escasso centímetro do seu recorde pessoal. Nenhum dos outros lançamentos feitos (13,25 e 13,99) dava para chegar à final! Entrou nesta com a sexta marca do concurso entre os dois grupos de qualificação.

Na final, Débora Quaresma alcançou o oitavo lugar, embora com uma marca (14,35 metros) aquém da conseguida durante a manhã. Ainda assim, a portuguesa, que compete em Portugal pelo Sporting e é treinada por Mário Santos, conseguiu a proeza de estar no grupo das finalistas (tendo direito a seis ensaios).

Logo ao início da jornada da tarde, Sofia Lavreshina enfrentava a meia-final dos 400 metros barreiras. Correndo ao seu nível, a atleta terminou em quinto lugar com a marca de 59,65 segundos (pior do que fez na eliminatória – 58,96 -, mas melhor que o recorde pessoal que trouxera para Tallinn. O sonho da final ficou por aqui.

Cedo na manhã, quando Débora lutava pela qualificação, decorria a final dos 10 000 metros marcha. Uma prova muito rápida que coroou o espanhol Paul McGrath, com os seis primeiros a baterem os seus recordes pessoais. Entre os portugueses, o melhor foi Pedro Dias, em 18º lugar, com a marca de 45.10,38, com Tiago Ramos a fechar em 23º com a marca de 46.28,75.

Bons resultados no balanço

No final da presença portuguesa, registe-se um lugar de finalista (Débora Quaresma) e quatro participações em meias-finais: Sisínio Ambriz, em masculinos, e ainda Leonor Ferreira, Sofia Lavreshina, Camila Gomes – as três conseguiram recordes pessoais de grande valia. Camila Gomes ascendeu ao terceiro lugar de sempre nos 800 metros (atrás de Carla Sacramento e Marta Pen); o mesmo sucedeu com Sofia Lavreshina (apenas superada por Patrícia Lopes e Maria João Valamatos); e Leonor Ferreira (ainda sub-18!) entrou para o quarto lugar de sempre nos 100 metros (somente tem à frente Lucrécia Jardim e as irmãs Marisa e Teresa Vaz de Carvalho). Nota ainda para o nono lugar de Inês Mendes na final dos 10 000 metros marcha.

Todos estes atletas confirmaram marcas de qualificação ou de referência para poderem participar nos Campeonatos Mundiais da categoria, que se realizam em Nairobi, no Quénia, de 17 a 22 de agosto. Também fizeram as marcas de referência as marchadores Adriana Viveiros e Bruna Marques e a fundista Rita Figueiredo. David Garcia tem marca de qualificação para os Mundiais, mas nos Europeus não chegou à marca de referência.

Resultados finais e completos na página da European Athletics.

Fotos: Sergio Mateo María (Sportmedia) / FPA

Partilhar