Transmissão (via streaming) e resultados em direto
A Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo do Porto, realiza este fim-de-semana (24 e 25 de julho), a edição 2021 dos Campeonatos Nacionais de Sub-18 (antigos juvenis). A prova masculina (inicialmente denominada de Aspirantes, até 1966, altura em que passou a juvenis) realiza-se ininterruptamente desde 1950, enquanto a prova feminina se estreou em 1967. Realizando-se conjuntamente, estes campeonatos conheceram em 2020 uma versão em vários locais, devido à pandemia, regressando à fórmula antiga nesta edição de 2021.
As competições decorrerão na Pista de Atletismo em Lousada (Associação do Porto), com início às 15 horas de amanhã, com a prova de lançamento do dardo masculino. Nesta disciplina, há uma semana, no decorrer do Torneio Olímpico Jovem, o lançador João Fernandes, do Novas Luzes, tornou-se o segundo melhor português de sempre na categoria, ao lançar o dardo de 700 gramas a 67,77 metros (o recorde nacional pertence a Tiago Aperta com 69,84 metros).
Nestes campeonatos, poderemos ainda assistir à prestação de dois Jovens do Benfica, Sisínio Ambriz e Leonor Ferreira, que participaram nos Campeonatos Europeus Sub-20, onde atingiram as meias-finais dos 110 metros barreiras e 100 metros planos, respetivamente.
Entre muitos outros pontos de interesse, na segunda jornada, que terá início às 9 horas de domingo (25 de julho), poderemos também assistir a um interessante duelo entre duas das cinco melhores portuguesas de sempre: a madeirense Marta Faria (Estreito), que no Olímpicoo Jovem conseguiu lançar o engenho de 500 gramas a 44,08 metros (quarta de sempre) e a lisboeta Inês Custódio (Novas Luzes), quinta de sempre (44,00 m, obtidos em 2020, este ano tem 43,87 m).
Estes Campeonatos terão transmissão streaming no canal Youtube da Federação Portuguesa de Atletismo e os resultados em direto na plataforma FPA Competições.