Os experientes marchadores João Vieira e Ana Cabecinha juntaram-se esta tarde, 28 de julho, à estreante meio-fundista Salomé Afonso, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, para rumarem a Tóquio 2020. Juntamente com a comitiva nacional que partiu do Porto, com as maratonistas Carla Salomé Rocha, Sara Catarina Ribeiro e Sara Moreira, este é o último grupo do Atletismo nacional a partir para os Jogos Olímpicos, juntando-se aos atletas que partiram a 16 e a 21 de julho, num total de 20 que irão levar o nosso atletismo ao “Olimpo”.
Tal como aconteceu nas partidas anteriores, os atletas foram recebidos no espaço Equipa Portugal Tóquio, concebido pelo Comité Olímpico de Portugal, num ambiente que oscilou entre a tranquilidade de João Vieira (e da sua treinadora e esposa Vera Santos), que parte para a sua quinta presença (2004, 2008, 2012 e 2016, já que em 2000 não chegou a alinhar na partida por doença, podendo, assim, igualar as “campeãs” de presenças, Fernanda Ribeiro e Susana Feitor, ambas com cinco) e de Ana Cabecinha (e do seu treinador, Paulo Murta), três vezes finalista em Jogos Olímpicos (2008, 2021, 6.ª em 2016); e o nervosismo próprio de quem se estreia ao nível mais alto do atletismo mundial, Salomé Afonso, que conta, no entanto, com a calma do seu treinador, Rui Silva, também ele experiente neste contexto olímpico, com uma medalha de bronze conquistada em 2004.
Entre um “é o nosso trabalho, é para isto que nos preparamos”, do lado de João Vieira; um “quem passa por Doha, passa por tudo [em alusão às condições rigorosas vividas nos últimos mundiais, nos quais João Vieira conquistou a medalha de prata]”, do lado de Ana Cabecinha; e o sorriso tranquilo de Rui Silva; Salomé Afonso esboça um sorriso tímido e segue de olhos expectante rumo à porta de embarque. A estreante, nos 1500 metros, que, tal como Marta Pen, já no Japão, tem as eliminatórias marcadas para 2 de agosto, às 01h35 (hora de Portugal) segue com a certeza de que vai bem acompanhada e preparada para representar Portugal na sua melhor forma.
Já João Vieira, preparado e motivado para mostrar porque é que, apesar da longa carreira, continua a ser um dos melhores do mundo, entra em ação nos 50 km marcha a 5 de agosto, às 21h30 (hora de Portugal); e Ana Cabecinha, sempre empenhada em “dar tudo o que tem do primeiro ao último instante”, alinha nos 20 km, na manhã do dia seguinte, 6 de agosto, às 8h30 (também hora de Portugal).
No Porto, as emoções também estiveram à flor da pele, apesar da experiência de Sara Moreira, com presenças em 2008, 2012 e 2016; da segunda participação de Carla Salomé Rocha (a primeira foi em 2016). A estreante é Sara Catarina Ribeiro, que conta com o apoio da experiência do treinador Rui Ferreira, também responsável pela preparação de Carla Salomé Rocha. O treinador de Sara Moreira, Carlos Monteiro, integra igualmente a comitiva. As maratonistas têm partida marcada para as 23h00 do dia 6 de agosto, encerrando a prestação portuguesa nestas olimpíadas, na prova-rainha do atletismo.