Disco de madrugada e velocidade no final

Notícias TÓQUIO 2020

30 Jul, 2021
imagens_jogos_olimpicos

O segundo dia de competição do atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tem a participação de mais três portugueses: Liliana Cá, Irina Rodrigues e Carlos Nascimento

A madrugada está reservada ao disco. Não discotecas ou estilo musical, mas ao lançamento do disco femininos. 31 atletas divididas em dois grupos. O primeiro (Grupo A), começa à 1h30 da madrugada portuguesa, nele se incluindo Irina Rodrigues. A atleta do Sporting Clube de Portugal, treinada por Júlio Cirino, vai para a sua terceira participação na competição, depois de ter sido 32ª em 2012 e depois não tenha competido, por lesão, em 2016. Pelo meio consolidou o seu palmarés que conta já com quatro Campeonatos Mundiais e outros tantos Europeus.

Irina será a 15ª a lançar com objetivo de alcançar a final, que será concretizado com um lançamento superior a 64,00 metros (o recorde pessoal da portuguesa é 63,96 metros, desde 2016) ou ficar entre as 12 primeiras entre os dois grupos. A atleta tem como melhor esta temporada um lançamento a 62,95 metros. No seu grupo compete a croata Sandra Perkovic que pretende alcançar a terceira medalha de ouro consecutiva.

No segundo grupo, que apenas se iniciará às 2h55 da madrugada, competirá a recente recordista de Portugal Liliana Cá. A atleta do Novas Luzes, treinada por Luís Herédio, é a 12ª do World Ranking, mas a sua consistência já ficou comprovada nas recentes prestações nos meetings da Liga Diamante e Continental Tour Gold. Tendo parado a prática do atletismo alguns anos [projeto de ser mãe falou alto), a atleta do Vale da Amoreia estreia-se nos Jogos Olímpicos um dia depois de um seu conterrâneo ter sido 39ª escolha do draft da NBA (para os Sacramento Kings) e também ela procura o apuramento direto para a final [segunda-feira, 2 de agosto, às 12h00].

Finalmente, ao final da manhã (11h45) começa a primeira ronda de 100 metros masculinos, onde participará Carlos Nascimento. Ainda sem saber em que série será colocado, o atleta do Sporting C. P., treinado por José Silva, tem pela frente uma tarefa complicada para se apurar para as meias finais. Atendendo ao número de concorrentes haverá uma pré-eliminatória e só´ então os atletas serão distribuídos, eventualmente por sete séries, com o apuramento a ser feito, caso seja esse o número de séries, pelos três primeiros em cada corrida e os três melhores tempos no conjunto global.

Links:

Livro de estatísticas do atletismo nos Jogos Olímpicos (World Athletics)

Mini site da World Athletics sobre os Jogos Olímpicos

Horário completo do atletismoDossie_Equipa_Olimpica_PT_JO_Tokyo2020

Partilhar