Marta Pen e Cátia Azevedo terminam prestação olímpica no Top 20

Notícias TÓQUIO 2020

4 Ago, 2021
Untitled design (3)

As portuguesas Marta Pen e Cátia Azevedo disputaram hoje as semifinais dos 1500 e 400 metros, respetivamente, nos Jogos Olímpicos, terminando a sua prestação em 19.º e 17.º lugar, esta última a melhor prestação portuguesa de sempre na disciplina.

Foto destaque: Cátia Azevedo (José Coelho/LUSA); Marta Pen (AFP or licensors)

Marta Pen, atleta do Sport Lisboa e Benfica (SLB) treinada por Danny Mackey, que, após protesto da Federação Portuguesa de Atletismo, por, nas eliminatórias, ter sido impedida de manter o seu ritmo à entrada da última volta, vendo goradas as suas expetativas de bater o seu recorde pessoal de 4m03,99s, foi integrada na segunda semifinal dos 1500 metros. alinhando com nomes como a holandesa Siffan Hassan, campeã do mundo na disciplina e campeã olímpica de 5000 e 10 000 metros, que nestas olimpíadas tem como objetivo renovar os títulos olímpicos e somar-lhe o de 1500 metros, e que haveria de vencer em 4m00,23s; a britânica Laura Muir, com cinco títulos europeus; ou a australiana Linden Hall, que há poucos minutos, na primeira semifinal, tinha visto cair o seu recorde nacional da Austrália.

Foto: COP

“Estou satisfeita, porque foi a melhor marca da época, consegui a marca de qualificação para os próximos mundiais e espero em Paris 2024 fazer melhor.”

Marta Pen

A portuguesa, que tinha pela frente o grande desafio de chegar nas cinco primeiras posições, manteve-se até à última volta no meio do grupo, mas na parte final, acabou por cair para a cauda da corrida, ainda conseguindo recuperar posições, para cortar a meta em 10.º lugar, com a marca de 4m04,15s, a sua melhor nesta época e a sua segunda melhor na distância, a 16 centésimos do seu recorde pessoal. Na geral, Marta Pen termina esta sua prestação no 19.º lugar.

“Estou feliz, obviamente que sonhava com a final, mas a prova de 1500 metros é extremamente tática. Podia ter-me posicionado e gerido a prova um bocadinho melhor, mas estou satisfeita, porque foi a melhor marca da época, consegui a marca de qualificação para os próximos mundiais e espero em Paris 2024 fazer melhor”, disse Marta Pen no final.

Cátia Azevedo num histórico 17.º lugar para Portugal

Pouco mais de meia hora depois, Cátia Azevedo, atleta do Sporting Clube de Portugal (SCP) treinada por Carlos Silva, disputou a quarta semifinal dos 400 metros. Na partida alinhou com nomes como a gigante Allysson Felix, dos EUA, com seis medalhas de ouro em Jogos Olímpicos; ou Stephenie Ann McPherson, da Jamaica, com esta última a vencer, com a marca de 49,34s, recorde pessoal e a melhor marca de todas as semifinais. A portuguesa acabaria por terminar na sétima posição, com a marca de 51,32s, melhorando quatro centésimos em relação à eliminatória, numa semifinal onde a norte-americana fez a sua melhor marca nesta temporada e a terceira classificada, Sada Williams, bateu o recorde nacional dos Barbados, com 50,11s, que, mesmo assim, a deixaram fora da final.

FOTO: JOSÉ COELHO/LUSA

“Não foi possível uma marca abaixo dos 50, mas saio daqui bastante satisfeita.”

Cátia Azevedo

A recordista de Portugal dos 400 metros (50,59s), que está na melhor época da sua carreira, termina assim esta que foi a sua melhor prestação e do nosso país, na disciplina, em Jogos Olímpicos, já que foi a primeira portuguesa a chegar a esta fase da competição, no 17.º lugar.

“Estou a valer o meu recorde pessoal. O meu aquecimento correu tão bem, mas aquela rapariga que me passou nos 200 metros deixou-me um bocadinho desconcentrada e corri mais tensa até aos 300, erro meu, não por falta de experiência, mas por estar mais tensa”, explicou a velocista, no final, em declarações à agência Lusa. E concluiu: “Não esperava que corressem todas na casa do segundo 49, depois de terem chegado aqui com marcas de 50 segundos, mas não podemos estar à espera dos outros. Dependemos de nós e eu saí daqui com duas marcas de qualificação para os mundiais e abaixo dos mínimos para estes Jogos. Não foi possível uma marca abaixo dos 50, mas saio daqui bastante satisfeita.”

Links:

Livro de estatísticas do atletismo nos Jogos Olímpicos (World Athletics)

Mini site da World Athletics sobre os Jogos Olímpicos

Horário completo do atletismo

DossieR_Equipa_Olimpica_PT_JO_Tokyo

Partilhar