Luís Saraiva e Mariana Machado sagraram-se campeões nacionais de estrada

Notícias

4 Set, 2021
241412363_4591534107547966_5535690665505414869_n

Os Campeonatos Nacionais voltaram hoje, 4 de setembro, à Estrada, este ano em Felgueiras, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo com a Associação de Atletismo do Porto. Luís Saraiva, em masculinos, e Mariana Machado, em femininos, ambos a representar o Sporting Clube de Braga (SCB) arrecadaram o título nacional de estrada, percorrendo os 10 km do percurso, respetivamente, em 30m31s e 35m12s.

O atleta que no ano passado, no Jamor, foi vice-campeão, Luís Saraiva, conseguiu este ano conquistar o título pela primeira vez. O segundo classificado foi Francisco Rodrigues (30m31s) e na terceira posição classificou-se Filipe Vitorino, do Clube de Natação de Rio Maior, com o tempo de 30m35s. Apesar de aos dois primeiros lugares do pódio terem subido os atletas do SCB, a vitória coletiva (a 4.ª nesta competição) foi conquistada pelo Sporting Clube de Portugal (SCP), equipa que conseguiu ver na meta os seus quatro primeiros atletas (Licínio Pimentel, 4.º; Rui Pedro Silva, 6.º; Rui Teixeira, 7.º e Fernando Serrão, 10.º) antes do quarto elemento do SCB terminar.

No final, o novo campeão nacional de estrada disse que “este era um objetivo que tinha há um par de anos e realizou-se este ano”. “Fiquei muito contente e ainda mais com a chegada do meu colega Francisco Rodrigues em segundo lugar”, acrescentou o também campeão nacional de maratona, distância na qual admitiu apostar para uma futura participação nos Campeonatos da Europa de Munique em 2022. Também no seu horizonte está “o título na prova mais emblemática do calendário nacional, os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato”, concluiu.

Do lado feminino, a sub-23 Mariana Machado conquistou o seu primeiro título nesta competição, cortando a meta em 35m12s, à frente das atletas do SCP, Ana Mafalda Ferreira e Sara Moreira, que completaram o pódio, na segunda e terceira posições, respetivamente com os tempos de 35m16s e 35m31s. Com a chegada de Catarina Ribeiro (4.ª) e de Jéssica Augusto (12.ª) o SCP conquistou o título coletivo também do lado feminino.

A nova campeã nacional de estrada mostrou-se muito satisfeita com o título “principalmente por ter a oportunidade de competir com atletas que admiro, algumas delas chegadas dos Jogos Olímpicos onde correram a maratona, que é prova mais difícil do atletismo”. “Esta época foi difícil para mim, porque tive uma fratura de stresse, estive três meses parada e ainda assim fiquei a cinco lugares de conseguir ter um lugar nos Jogos. Agora já ultrapassei essa fase e estou muito motivada e focada. Quando gostamos do que fazemos e trabalharmos de forma consistente, os resultados aparecem, se não for no curto prazo, será no médio prazo, certamente. O importante é fazer o que se gosta e ser feliz.”

Os resultados completos podem ser consultados aqui: https://www.fpacompeticoes.pt/699/competicao.

Partilhar