Portugueses com cinco pódios nos Campeões Europeus

FPA Geral Notícias

6 Fev, 2022
Taca_Camp_Europeus_geral

Quatro presenças nos pódios coletivos da Taça dos Clubes Campeões e um segundo lugar individual na principal prova feminina é a contabilidade final da prova que decorreu hoje no Jamor, com o Sporting como anfitrião e organização da Associação de Atletismo de Lisboa.

Depois de um interregno de três anos, a Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato voltou a realizar-se e o Sporting, com várias presenças nos pódios da última edição, candidataram-se a organizar a prova este ano e aqui bem perto, no Jamor, na pista de corta-mato que já recebeu os Campeonatos Europeus de Corta-mato.

No final da manhã, a equipa leonina fechou o balanço com quatro presenças nos pódios, voltando a inscrever o seu nome na tabela do sucesso.

Em seniores masculinos, sagrou-se vice-campeão, somando 35 pontos, apenas superado pela equipa turca do Ankara (29 pontos). Individualmente, o triunfo foi para o Burundi Rodrigue Kwizera, dos espanhois do Playas de Castellon (29.27), que derrotou o ugandês Oscar Chelimo, dos italianos do Casone (29.48) e o irlandês Hiko Tonosa (29.51). O melhor dos portugueses foi o queniano Ernest Rono, em quinto lugar (29.57), seguido de Rui Teixeira (13º) e de Rui Pinto (17º). Miguel Marques (24º) não pontuou. A segunda equipa portuguesa, o Benfica, foi 13º na geral, com o seu melhor atleta a ser Duarte Gomes, no 22º lugar.

Em femininos, o Sporting colocou a queniana Fancy Cherono (vencedora em 2019) na segunda posição (22.27), superada pela etíope Likina Amebawo, do Playas de Castellon (22.13), mas à frente da atleta do Alley Clube, de Israel, Tigist Gashaw (de nacionalidade do Bahrain). A segunda melhor atleta do Sporting foi Lia Lemos (17º lugar), seguida de Jessica Augusto (23ª) e Sara Catarina Ribeiro (29ª).

Duas subidas ao pódio chegaram na estafeta mista, que foi dominada pelo Playas de CAstellon, que fechou com a ugandesa Winnie Nanyondo em 19.31 minutos. Na luta pelo pódio, foi mais forte a equipa do Sporting de Braga, que se sagrou vice-campeã. Paulo Rosário, Sara Duarte, Miguel Moreira e Mariana Machado constituíram o quarteto minhoto que terminou em 20.01 minutos, com nove segundos de vantagem sobre a equipa do Sporting, constituída por Miguel Borges, Rita Figureiredo, Ruben Amaral e Salomé Afonso.

Nos escalões sub-20, o Sporting subiu ao pódio, em terceiro lugar, com Rodrigo Lima (6º) a ser o melhor atleta português, enquanto em femininos, a equipa do Maia foi 10ª classificada, com Beatriz Pereira (15ª) a ser a sua melhor representante.

Os resultados completos podem ser encontrados aqui.

Temos um álbum partilhado de fotos

Partilhar