José Manuel Constantino reconduzido no COP

FPA Geral Notícias

11 Mar, 2022
EleiçõesCOP

A lista encabeçada por José Manuel Constantino e única a apresentar-se como candidata às eleições do Comité Olímpico de Portugal (COP) foi eleita com 153 votos.

Da Assembleia Plenária do COP, composta por 83 membros, votaram 63: 31 membros ordinários de um total de 34 (30 federações olímpicas com 4 votos cada + Comissão de Atletas Olímpicos com 1 voto) e 32 membros extraordinários de um total de 49 (1 voto cada). Não houve votos brancos, nem nulos – apurou a Comissão Eleitoral composta por Vasco Lynce, Fátima Abrantes Mendes e Mariz Fernandes.

Votou 84% do universo eleitoral, tendo a lista candidata obtido 100 por cento dos votos expressos em urna.

O atletismo está representado na nova direção através de Sameiro Araújo (treinadora de atletismo e vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e Rui Vieira (vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

No final da eleição, José Manuel Constantino afirmou que “o resultado constitui uma surpresa agradável, atendendo a que, tratando-se de uma lista única, não era expectável uma tão grande participação. A votação de 100 por cento na lista concorrente expressa um claro sentido de apoio e, simultaneamente, uma enorme responsabilidade. Espero, eu e aqueles que me acompanham, estar à altura dessa responsabilidade.”

Os Órgãos Sociais do Comité Olímpico de Portugal agora eleitos estarão em funções até ao primeiro trimestre de 2025.

Partilhar