Triatlo Técnico Jovem pela primeira vez em Pombal

FPA Geral Notícias

11 Mar, 2022
Site Triatlo Jovem Nacional Pombal 2022

A Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e o Município de Pombal, realiza este fim-de-semana (12 de março) o Triatlo Técnico – Final Nacional (atletas do escalão de Sub-16 e Sub-18), no Expocentro, em Pombal.

Esta edição da competição, a 20.ª, e pela primeira vez na pista de Pombal, regressa ao quadro competitivo nacional jovem depois de, no ano transato, não ter sido disputada.

Em termos coletivos, a Associação de Atletismo de Lisboa lidera coletivamente com 10 vitórias ao longo das 19 edições já disputadas. Destaque ainda para as Associações de Leiria (3 vitórias) Porto (2 vitórias) e Santarém (2 vitórias e atual campeã coletiva em título) nos lugares de pódio coletivo.

Em termos individuais, perspetivam-se vários duelos em todas as seis competições combinadas (Triatlo Simples e Técnico para o escalão Sub-18 e Triatlo Técnico para o escalão Sub-16 em ambos os géneros). Em femininos, nos Sub-16, Tatiana Almeida (Lisboa) e Marta Carriço (Leiria) surgem com as melhores marcas combinadas na presente temporada; no mesmo escalão, mas no género masculino, novamente atletas de Lisboa e Leiria, Marcos Lara e Denis Hrabar, a liderar nas marcas de inscrição, embora com Bruno Duro (Vila Real) e Pedro Afonso (Setúbal) também com registos de realce; no escalão Sub-18, Triatlo 1, Thais Beranger (Porto) é a grande cabeça de cartaz após vencer o Torneio Ibérico de Provas Combinadas; no Triatlo 2 destaca-se a inscrição de Vera Goucha (Leiria), igualmente presente no Torneio Ibério de Provas Combinadas, onde ficou à porta do pódio. Relativamente ao género masculino, temos no Triatlo 1 a presença de Bernardo Cunha (Leiria), 3º classificado no Torneio Ibérico de Provas combinadas, mas também o Rafael Santos (Aveiro) e Tiago Costa (Santarém), 6º e 8º classificados na referida competição; para finalizar no Triatlo 2 contamos com a presença de João Pinto (Lisboa), único atleta inscrito que já venceu esta competição (2020 no escalão Sub-16), e que parte como favorito, mas onde irá encontrar forte oposição de Tomás Gonçalves (Beja), Eduardo Neves (Setúbal), Diogo Enes (Braga) ou Valdemar Dantas (Viana do Castelo).

A título de curiosidade, fazem parte da lista de campeões nacionais do Triatlo Técnico, nos mais diversos escalões, nomes fortes no panorama do atletismo nacional como Tiago Marto, António Vital e Silva, Marcos Caldeira, Tiago Aperta, Marcos Chuva, Paulo Conceição, Paulo Neto, Leandro Ramos. No feminino contamos com os nomes de Marisa Anselmo, Patrícia Mamona, Marta Onofre, Eva Vital, Anabela Neto ou Irina Rodrigues.

Estes Campeonatos Nacionais têm os resultados em direto (e lista de inscritos) a serem publicados no portal FPA Competições.

O regulamento e programa-horário (as provas começam às 13.30 horas, com final previsto para as 19 horas) podem ser consultados na página oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.

Partilhar