Nacionais de corta-mato curto em Guimarães

FPA Geral Notícias

17 Mar, 2022
Site CN Corta-Mato Curto Guimarães 2022

A Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e da Câmara Municipal de Guimarães, realiza no próximo sábado, dia 19 de março, a 22ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato em distância curta, com o programa-horário a iniciar às 14.25 horas.

Na sequência da implementação pela IAAF (agora World Athletics) dos Campeonatos Mundiais de Distância Curta, Portugal iniciou a sua disputa no ano 2000 e, apesar da entidade máxima do atletismo ter abandonado o projeto, Portugal nunca o fez, dando espaço a um conjunto de atletas do meio-fundo curto de poderem competir em distâncias mais adequadas (4 km) à sua especialidade.

Ao longo das 21 edições já disputadas (em 2021, devido à pandemia, não se realizou), a prova já visitou o distrito de Braga em duas ocasiões, uma delas (2012) em Guimarães.

As equipas do Sporting (em masculinos) e Sporting de Braga (em femininos) são as mais tituladas da competição, com oito triunfos, seguidas pelo Benfica (masculinos) e Sporting (femininos), ambos com sete títulos.

Individualmente, a grande figura destes campeonatos é o medalhado olímpico e pluricampeão Rui Silva, com 9 títulos individuais, em masculinos, e Anália Rosa, com 5 títulos femininos.

Entre os atletas atuais, destaque para Rui Pinto, com três vitórias entre 2015 e 2019, e para Mariana Machado, vencedora das três últimas edições consecutivas.

Nesta edição, as equipas do Sport Lisboa e Benfica (masculinos) e Sporting Clube de Braga (femininos), de acordo com as inscrições prévias, apresentam-se com equipas muito fortes prontas para disputarem os títulos coletivos, verificando-se que os últimos campeões, Paulo Barbosa e Mariana Machado, ambos do Sporting de Braga, estão entre os inscritos, assim como outros atletas, destacando-se a possibilidade de Dulce Félix regressar a uma competição que venceu (2010) e que foi segunda em três edições (2007, 2008 e 2009).

Este ano, pela primeira vez, a competição está aberta aos escalões Sub-18 e Sub-20, que também terão classificação coletiva. Como habitualmente, os Sub-23 apenas terão classificação individual.

Esta edição comporta ainda o Campeonato Nacional de Veteranos com os escalões M35, M40 e M45 a competirem com os seniores e os escalões de mais de 50 anos a terem uma corrida separada, sempre em 4 km.

As provas terão transmissão em direto no canal de Youtube da FPA e os resultados em direto na plataforma FPAcompetições.

Mais informações sobre o regulamento e horário na página oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.

Partilhar