Aveiro está pronta para receber os Campeonatos de Portugal de Maratona

FPA Geral Notícias

22 Abr, 2022
Site CP Maratona Aveiro FPA 2022

A 90ª edição dos Campeonatos de Portugal de Maratona decorrerá conjuntamente, em estreia, com a Maratona da Europa Aveiro, que conhece este domingo a sua segunda edição, a partir das 8.30 horas.

Uma longa história, iniciada há 122 anos, marca indelevelmente a distância mítica, que já proporcionou dois títulos olímpicos a Portugal por intermédio de Carlos Lopes e Rosa Mota, mas que marcou com letras de ouro as páginas de honra das melhores maratonas mundiais, como aquelas protagonizadas poe Aurora Cunha, vencedora das maratonas de Paris (88), Tóquio (88), Chicago (90) e Roterdão (92), que atualmente é a madrinha da Maratona da Europa Aveiro, anfitriã dos Campeonatos de Portugal. Estes Campeonatos foram organizados pela FPA até 1990, altura em que começaram a ser incluídos nas maratonas portuguesas (Porto, Lisboa e Funchal), com exceção da realizada em 2021 (pela FPA e Associação de Setúba), devido à pandemia.

Com o primeiro triunfo (em 2010) a pertencer a Francisco Lázaro, atleta que viria a falecer dois anos depois, após colapsar na maratona olímpica de Estocolmo (2012), até 1982, em termos masculinos, foram vários os atletas que repetiram títulos nacionais na maratona, mas nenhum colecionou 10 títulos como o sportinguista Armando Aldegalega, ainda hoje o atleta que tem mais anos de federado na modalidade. De 1982 até aos nossos dias, poucos atletas “bisaram” os títulos, nomeadamente Telmo Fernandes, Domingos Neves, Eusébio Rosa, Luís Jesus e Vasco Azevedo. O recorde da competição (2h13m21s) pertence a Rui Pedro Silva (Benfica).

Já em femininos, a história é mais curta e bem diferente. Tudo se iniciou precisamente em 1982, altura em que foi autorizada a participação feminina, curiosamente no mesmo ano em que a distância de maratona foi incluída pela primeira vez numa grande competição (Campeonatos da Europa, em Atenas) e que conheceu o primeiro triunfo de uma portuguesa (Rosa Mota). Por cá a primeira campeã foi Helena Rolim e a detentora do maior número de títulos (seis) é Rosa Madureira. O recorde da competição pertence a Fernanda Ribeiro, com 2h31m11s.

Nesta edição, que volta ao formato “normal”, depois de em 2020 não se ter realizado (devido à pandemia), e em 2021 apenas ter acolhido um número reduzido de atletas federados, a edição deste ano não contará com nenhum dos vencedores do ano passado (Luís Saraiva e Rafaela Fonseca), contará com a presença do campeão em 2019, José Sousa (CCR Praia de Mira), em masculinos, enquanto em femininos avulta o nome da sportinguista Catarina Ribeiro.

A competição terá início às 8.30 horas, junto ao Centro de Congressos de Aveiro – Cais da Fonte Nova. Mais informações (regulamneto e resumo historico e estatístico) na página da FPA e na página oficial da Maratona da Europa Aveiro.

Partilhar