Diário de Roma – Primeiro dia de competição, abrindo com resultados relevante dos atletas portugueses nos Campeonatos Europeus de Roma’2024.
Jessica Inchude conseguiu o apuramento direto para a final do lançamento do peso ao alcançar os 18,17 metros logo no primeiro ensaio do apuramento. Acabado o trabalho da manhã, cabe a Jessica descansar para a final de logo (às 20h33, hora de Portugal).
Na zona mista, Jessica Inchude afirmou que o “primeiro objetivo está cumprido. Sabia que iria conseguir e foi logo à primeira. Tenho treinado a esta hora e sabia o que poderia alcançar. Agora resta encarar a final”.
Estando regular acima dos 18 metros, Jessica permite-se sonhar “já estou a sonhar com esta final há algum tempo e como todas as europeias estão a um nível idêntico acho que vamos estar ali todas a lutar pelas medalhas”.
Infeliz ficou Eliana Bandeira no grupo B de apuramento do lançamento do peso. A portuguesa lançou 16,76 metros ao primeiro ensaio, depois conseguiu 16,74 e um lançamento nulo. No conjunto dos dois grupos passavam 12 atletas à final, ela ficou em 15º lugar. Visivelmente triste a atleta passou pela zona mista sem palavras, mas chorosa.
Antes, no lançamento do disco, Emanuel Sousa tinha o mesmo destino. Com 58,72 metros ficou na 26ª posição. “Sinto-me bastante feliz por trazer o disco português a uma grande competição de seniores e sinto que é como um ponto de partida para que o disco possa estar mais vezes nestes palcos. É para isso que trabalhamos. Hoje não correu bem, foi difícil, cometi alguns erros técnicos, podia ter sido melhor, trabalhei para isso, mas é uma experiência que necessitamos de ter”, afirmou.
Fotos FPA / Sportmedia
(em atualização)