Diário de Roma – dia 2 (1) – A jornada da tarde do segundo dia dos Campeonatos Europeus de Atletismo, que decorrem em Roma, de 7 a 12 de junho, volta a conhecer participação portuguesa.
Às 19h06 (hora portuguesa, mais uma hora em Itália), Gerson Baldé tem a primeira final da sua carreira. Com os 8,10 metros conseguidos no apuramento já ultrapassou a melhor marca de um português em Europeus (era de 7,96 metros, de Marcos Chuva) e persegue o melhor resultado que pertence a Álvaro Dias, que em 1950 foi quarto classificado (com 7,00 metros).
Quase uma hora depois (20h02), Francisco Belo compete na final do lançamento do peso. Depois de em Berlim ter sido 14º, a sua melhor classificação em Europeus já está melhorada. Resta observar até onde pode ir nesta final.
Pouco depois, Carlos Nascimento corre na segunda das meias-finais dos 100 metros (21h18) e cabe a Liliana Cá e Irina Rodrigues fechar a presença portuguesa com a final do lançamento do disco, às 21h37. Ambas pretendem melhorar as classificações anteriores.