A sétima edição do Meeting de Braga decorre amanhã, no Estádio 1º de Maio, em Braga. A quinta etapa do Circuito de Meetings de Portugal, numa organização do Município de Braga e da Associação de Atletismo de Braga, integra o nível de bronze do World Continental Tour, da World Athletics, um meeting de nível C, com bónus de pontuação para os World Rankings, uma das vias de acesso às grandes competições mundiais.
Segundo a organização, este será o melhor meeting de sempre da região minhota, e entre os portugueses que constam da lista de inscritos encontram-se alguns recordistas nacionais, como Pedro Buaró (5,82, no salto com vara), que reapareceu recentemente com um salto de 5,50 metros, na sua primeira competição após os Jogos Olímpicos de Paris, Tsanko Arnaudov (21,56, no peso) e Lorene Bazolo (11,10, aos 100 metros), que recentemente correu em 11,05 segundos (embora com vento favorável de 2,1 m/s).
Entre os portugueses destaque para alguns dos melhores do ano, como Etson Barros, nos 3000 metros obstáculos, Carina Vanessa Pereira, nos 400 metros, entre outros, e ainda alguns internacionais portugueses finalistas em grandes competições, como Jessica Inchude (peso) e Ricardo dos Santos (400 metros).
Entre os atletas estrangeiros, 138, de 47 países, 30 deles olímpicos, destaque para o norte-americano Ronnie Baker, quinto nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nos 100 metros, medalha de bronze nos Mundiais de Pista coberta de 2018; os brasileiros Wellinton Morais, no peso, Letícia Oro Melo, medalha de bronze nos mundiais de 2022, no salto em comprimento, Eliane Martins, três vezes campeã sul-americana, e Eduardo Rodrigues, duas vezes campeão sul-americano e uma vez campeã pan-americano em 110 m barreiras; nesta distância, estará o belga Job Geerds, quinto nos campeonatos da Europa de pista coberta de 2025, em 60 m barreiras, e a sua compatriota Elise Vanderelst, campeã europeia de 1500 metros em pista coberta, em 2021; a jovem queniana Susan Chepkemoi, sétima nos 3000 metros obstáculos no Mundial de Juniores no ano passado; a norte-americana Gabrielle Cunningham, sétima nos Jogos Olímpicos de 2021, nos 100 metros barreiras, medalha de bronze nos mundiais de pista coberta de 2022, nos 60 metros barreiras; a namibia
na Chenoult Coetzee, vice-campeã de África em 2024, no salto em comprimento.
Ainda se destacam os atletas Khallifah Rosser, quinto classificado nos Mundiais de 2022, nos 400 metros barreiras; Veronica Shanti Pereira (Singapura), campeã asiática de 100 metros e 200 metros em 2023 (vice-campeã em 2025); Hanna Van Niekerk, da África do Sul, medalha de bronze nos 400 metros barreiras nos mundiais sub-20 no ano passado; as brasileiras campeãs sul-americanas Chayenne da Silva (400 m barreiras); outra brasileira, Ketiley Batista, campeã sul-americana de 100 metros barreiras (2021 e 2025); a espanhola Sara Gallego, quarta nos 400 metros dos Campeonatos Europeus de 2022 e a sua compatriota Maria Isabel Perez, recordista de Espanha em 60 metros.
As provas (com início às 15h15) serão transmitidas em direto (via streaming). Todas as informações sobre o meeting na sua página oficial (https://meeting-braga.vercel.app/).