A cidade da Maia acolheu, na pista do Estádio Dr. José Vieira de Carvalho, a final da III Divisão dos Campeonatos Nacionais de Clubes, com o título a ser entregue, em masculinos, com 105 pontos, à Gira Sol (GS), e, em femininos, com 122 pontos, à Associação Cultural e Recreativa Senhora do Desterro (ACRSD). Do lado masculino, no segundo lugar, com 103 pontos, classificou-se a Juventude Ilha Verde (JIV), e, na terceira posição, a União Futebol Comércio e Indústria de Tomar (UFCT), equipa que se classificou na segunda posição em femininos. Completou o pódio feminino, no terceiro lugar, com 90,5 pontos, o Grupo Desportivo Diana (GDD).
Se na II Divisão, a vitória feminina foi discutida na última prova, com o título masculino já entregue ao Centro de Atletismo de Ceia, na final da III Divisão passou-se precisamente o contrário, com a equipa da Senhora do Desterro a chegar já campeã à prova de 4×400 metros, na qual conquistou apenas três pontos, enquanto, do lado masculino, o Gira Sol teve de vencer os 4×400 metros para se poder sagrar campeão da III Divisão.
Para o título da ACRSD, contribuíram as vitórias na jornada de hoje nos 100 metros barreiras e nos 800 metros e, na jornada de ontem, nos 3000 metros marcha, nos 1500 metros, nos 100 metros e no lançamento do martelo. Já para o título do Gira Sol, em masculinos, além da vitória na estafeta de 4×400 metros, já referida, contaram também as vitórias nos 800 metros e no salto em altura, na jornada de hoje e, no dia de ontem, nos 1500 metros.
Os resultados completos podem consultados aqui: Coletivas Campeonato Nacional de Clubes – Final da 3ª Divisão (fpacompeticoes.pt).