Abertura das competições nacionais em 2022

FPA Geral Notícias

14 Jan, 2022
Edgar_Campre_web

Campeonatos Nacionais de Marcha de 35 km em estrada (e de sub18 e veteranos), em Porto de Mós, no domingo, e Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas em Pista Coberta (Sub-23, sub-20 e sub-18), em Braga (sábado e domingo) abrem a época de competições nacionais em 2022, ano que tem como pontos altos os mundiais de pista coberta (Belgrado) e ar livre (Oregon), o Campeonato do Mundo de Nações de Marcha Atlética (Muscat) e os Europeus de ar livre (Munique).

A Marcha Atlética terá agora os seus campeonatos da distância mais longa, os 35 km, prova que já contará para os programas das grandes competições já citadas, sendo esta a sétima edição dos Campeonatos masculinos e a sexta edição dos Campeonatos femininos.

Precisamente nos homens, face à sua ausência, pela primeira vez, não será campeão o sportinguista João Vieira (seis vezes consecutivas vencedor da distância), apresentando-se como principal favorito o agora benfiquista Rui Coelho. O atleta beirão, que no final do ano passado superou a melhor marca portuguesa na distância, ao completar os 35 km em 2h36m00s (ultrapassando nas listas o anterior recordista, João Vieira), para além dos competidores portugueses, terá a oposição do húngaro David Tokodi, que em outubro passado se creditou em 2:53.17 horas.

Na competição feminina, destaque para a presença da bi-campeã (nas duas primeiras edições) e recordista da distância, Inês Henriques, do Rio Maior, que parte como favorita para “desempatar” o número de títulos com Vitória Oliveira, do Sporting de Braga, a campeã nas duas últimas edições (pelo meio – 2019 – triunfou a benfiquista Mara Ribeiro), que também está registada nas inscrições para a prova.

Na competição feminina, destaque para a presença da bi-campeã (nas duas primeiras edições) e recordista da distância, Inês Henriques, do Rio Maior, que parte como favorita para “desempatar” o número de títulos com Vitória Oliveira, do Sporting de Braga, a campeã nas duas últimas edições (pelo meio – 2019 – triunfou a benfiquista Mara Ribeiro), que também está registada nas inscrições para a prova.

Complementarmente, realizam-se os Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em Estrada para o escalão Sub-18 (10km para eles, 5 km para elas) e os Nacionais de Veteranos (20 km). Haverá ainda provas-extra para os restantes escalões, com too programa a iniciar-se às 9 horas.

Ver mais em:

Informações: https://fpatletismo.pt/geral/2021/12/campeonato-nacional-de-marcha-em-estrada-35-km-e-sub-18/

Resultados: https://www.fpacompeticoes.pt/858/competicao

Provas Combinadas em Pista Coberta

Grande expetativa estão a gerar os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas em Pista Coberta, que se realizam em Braga, especialmente no que respeita ao escalão Sub-23. Em masculinos, apresenta-se como favorito o benfiquista Edgar Campré, líder anual em 2021, com um total de 5470 pontos, que defenderá o título conquistado em 2021, tendo como adversário mais cotado (embora longe) o atleta André Oliveira, da Água de Pena, terceiro classificado em 2021 (4791). Ambos poderão beneficiar da participação, como extras, dos “seniores” Manuel Dias, do União de Tomar (vice-campeão sub23 no ano passado), que tem 5427 pontos como recorde pessoal, e do agora sportinguista Abdel Larrinaga, que tem 5274 pontos como melhor marca como português.

Sem dúvida que Edgar Campré está em condições de “atacar” o recorde nacional sub-23 que é de 5553 pontos e pertence a Samuel Remédios.

A prova feminina também se apresenta interessante, com a sportinguista Mariana Bento (3567 pontos de recorde pessoal), campeã sub23 de heptatlo em 2021, a assumir-se como favorita, perante as suas adversárias Carolina Ribeiro, do Eirense (3385 pontos de recorde), e a vice-campeã de pentatlo em 2021, Inês Pires, do Grecas (3310 pontos).

No ano passado, devido à pandemia, não se realizaram estes campeonatos para os escalões sub20 e sub18.

As provas terão o seu início amanhã (sábado) às 9h00, com os pentatlos a terminarem perto das 15h40. Os heptatlos (masculinos) – primeira jornada – têm o seu início a partir das 15h15, terminando perto das 20h00, recomeçando no domingo a partir das 9 horas.

Ver mais em:

Informações: https://fpatletismo.pt/geral/2021/12/campeonatos-nacionais-de-sub-18-sub-20-e-esperancas-de-provas-combinadas-em-pista-coberta/

Resultados: https://www.fpacompeticoes.pt/867/competicao

Partilhar