Terminaram já as provas combinadas para as atletas femininas, com a disputa do pentatlo para os três escalões (sub23, sub20 e sub18), com destaque absoluto para Mariana Bento (Sporting) que venceu e levou ao top-10 absoluto de sempre. Marta Araújo venceu nos sub-20 enquanto em sub-18 o triunfo pertenceu a Thais Beranger
A atleta do Sporting, que já vencera o heptatlo (ar livre) no ano passado, sagrou-se agora campeã sub-23 em pista coberta, somando 3834 pontos no final das cinco disciplinas, que também venceu em todas elas. Este seu resultado, um recorde pessoal, melhora em 267 pontos o seu anterior máximo, levando-a ao décimo lugar nas melhores de sempre (sétima em sub-23).
Atrás dela ficaram Vera Monteiro, do CF Oliveira do Douro (3353 pontos, recorde pessoal) e Tatiana Gonçalves, do GA Fátima (3199).
Triunfo no pentatlo sub-20 para Marta Araújo
A vianense Marta Araújo foi a vencedora do pentatlo, com um excelente recorde pessoal, de 3518 pontos, que a deixa como 9ª melhor de sempre, isto no seu primeiro ano no escalão. A atleta do Olímpico Vianense venceu quatro das cinco provas, apenas sendo superada nos 800 metros por Maria Miguel Andrade, do Vitória de Guimarães, que graças a isso subiu ao terceiro lugar do pódio do pentatlo. Mas a vice-campeã sub-20 foi Margarida Santos, do Juventude Vidigalense, que somou 3094 pontos contra 3065 da vimaranense.
Thais Beranger (Oliveira do Douro) vence pentatlo sub-18 (feminino)
Thais Beranger dominou totalmente o pentatlo sub-18, com três triunfos individuais (60 m barreiras, altura e salto em comprimento, somando um total de 3408 pontos. A atleta francesa CF de Oliveira do Douro mostrou a versatilidade já vislumbrada na época anterior, mas ainda ficando ainda aquém das melhores portuguesas de sempre: Marisa Vaz de Carvalho, 3992 pontos, Rafaela Vitorino, 3629, Sónia Machado, 3525, e Ana M. Oliveira, 3525.
Resultados completos no portal FPACompetições: https://www.fpacompeticoes.pt/867/competicao
Fotos: Associação de Atletismo de Braga