Campeonatos de Portugal em Pombal com Belgrado no pensamento

FPA Geral Notícias

25 Fev, 2022
Site C Portugal PC Pombal 2022

A Expocentro em Pombal acolhe a 36.ª edição dos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta, com a aliciante de ser um dos últimos momentos de qualificação para participação nos Campeonatos do Mundo em Pista Coberta, que se realizarão em Belgrado, de 18 a 20 de março.

A competição organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e da Câmara Municipal de Pombal, terá muitos duelos e pontos de interesse, a par da observação dos momentos de forma dos atletas que já conseguiram marca de qualificação para os Mundiais.

Nesta linha estão as sportinguistas Lorene Bazolo e Rosalina Santos (60 metros), Cátia Azevedo (400 metros), Patrícia Mamona (triplo-salto) e Auriol Dongmo (detentora de um wild card no lançamento do peso). Em masculinos, já têm marca de qualificação os benfiquistas Isaac Nader (1500 metros) e Pedro Pichardo (triplo-salto) e o sportinguista Abdel Larrinaga (60 metros barreiras). À procura da marca de referência (pois têm marca de qualificação obtida no ano passado, estão os sportinguistas Carlos Nacimento (necessita de correr em 6,67 segundos) e Tiago Luís Pereira (necessita de 16,75 metros no triplo-salto).

Mas vejamos, prova a prova, alguns dos atletas que podem sobressair e proporcionar excelentes despiques. Nos 60 metros, Carlos Nascimento, que tem 6,70 segundos como melhor registo terá de enfrentar, de novo, Diogo Antunes (Benfica), atleta que terá na “regressada” prova de 200 metros a oportunidade de lutar por outro título, pese embora a concorrência de Delvis Santos (Jardim da Serra). Já nos 400 metros, o recordista nacional Ricardo dos Santos (Benfica) terá a concorrência de João Coelho (Sporting), detentor da melhor marca do ano, estando ainda inscritos os atletas Raidel Acea (Benfica), Mauro Pereira (Sporting) e Ericsson Tavares (Benfica).

No meio-fundo curto, os atletas benfiquistas estão na primeira linha do favoritismo: nos 800 metros, José Carlos Pinto; nos 1500 metros, Isaac Nader; nos 3000 metros, Samuel Barata.

Nos 60 metros barreiras prevê-se novo duelo entre Abdel Larrinaga (Sporting), já com marca de qualificação para os Mundiais, e João Vítor Oliveira (Benfica); enquanto nos 5000 metros marcha Rui Coelho (Benfica), campeão em 2021, é o principal favorito.

Nos saltos verticais, Gerson Baldé (Benfica) é o favorito, enquanto no salto com vara, Diogo Ferreira (Benfica), Carlos Pitra (Sporting) e João Pedro Buaró (Jardim da Serra) estarão a lutar pelo pódio.

Nos saltos horizontais, entre os inscritos, Pedro Pichardo é favorito, podendo ser o incentivo para Tiago Pereira conseguir a marca de referência no triplo-salto para os Mundiais; já no comprimento, Ivo Tavares e Marcos Chuva (Benfica) poderão lutar pelo título que no ano passado foi alcançado por André Pimenta (Vidigalense), que também está entre os inscritos.

O duelo mais aguardado estará no lançamento do peso, com os benfiquistas Francisco Belo (três títulos) e Tsanko Arnaudov (quatro títulos) a tentarem aumentar o seu pecúlio.

Na estafeta de 4×400 metros, Benfica e Sporting apresentam-se de novo como os mais fortes e no heptatlo, Edgar Campre (Benfica) e Manuel Dias (União de Tomar) são os principais candidatos ao título.

Duelos femininos começam na velocidade

Quanto às provas femininas, os principais duelos serão na velocidade, com as sportinguistas Lorene Bazolo e Rosalina Santos a tentarem chegar ao título, confirmando as marcas que as qualificam para Belgrado; também nos 60 metros barreiras se espera um bom duelo entre Olímpia Barbosa (Sporting), campeã em 2019 e 2020, e Catarina Queirós (Jardim da Serra), campeã em 2021. Nos 200 metros, tudo está em aberto, enquanto em 400 metros, pese embora os bons resultados de Vera Barbosa e Juliana Guerreiro, a internacional Cátia Azevedo é a favorita.

No meio-fundo curto, tudo está em aberto, duas campeãs do ano passado, Camila Gomes, do Benfica, nos 800 metros, e Joana Soares (Jardim da Serra), nos 1500 metros, estão entre as inscritas, mas terão oposição. A benfiquista terá pela frente as sportinguistas Salomé Afonso e Rita Figueiredo, que voltam a estar nos 1500 metros, juntando-se-lhes, de acordo com a lista de inscritos, a individual Marta Pen e a também sportinguista Lia Lemos, que é a principal favorita ao título nos 3000 metros.

Na marcha, Ana Cabecinha (CO Pechão) não tem adversárias ao seu nível, o mesmo sucedendo a Auriol Dongmo (Sporting), incontestada favorita no lançamento do peso, pese embora a disciplina possa vir a observar um resultado final de alto nível internacional, com as presenças de Eliana Bandeira (Benfica) e Jessica Inchude (Sporting).

Esse nível pode ser replicado no triplo-salto, com Patrícia Mamona (Sporting), Susana Costa (individual) e Evelise Veiga (Sporting), entre as inscritas, com esta última a ser a favorita no comprimento, onde terá a presença, extra, de Agate Sousa (Benfica), que poderá incentivar à obtenção de bons resultados.

Os saltos em altura e com vara terão novas campeãs, sendo provas mais abertas, ao contrário do pentatlo, no qual a sportinguista Mariana Bento pode “bisar”, tal como na estafeta, na qual o Sporting é o favorito.

As provas, que serão transmitidas em direto nos canais Youtube e Fecebook da Federação Portuguesa de Atletismo, têm o seu início, no sábado (dia 26), às 10h30, com o heptatlo, retomando-se depois, às 15 horas, com as restantes disciplinas. No domingo (dia 27), a jornada da manhã inicia-se às 10 horas, com provas de heptatlo e pentatlo, retomando a partir das 14h30.

O regulamento e programa horário podem ser consultados na página da competição, com os resultados em direto a serem publicados no portal FPA Competições.

Partilhar