No sentido da regulamentação e reestruturação do sistema de medição e certificação de provas de estrada, a Federação Portuguesa de Atletismo, em conjunto com a Associação Portuguesa de Organizadores de Provas de Atletismo, leva a efeito um Curso de Formação inicial para Medidores de Prova de Estrada, reforçando a necessidade suprema da sua existência e valorização.
É crescente o fenómeno da corrida de estrada e, por isso, cada vez mais há necessidade de formar indivíduos nesta área, por forma a serem observadas todas as regras da World Athletics, tanto no que diz respeito à obrigatoriedade da medição dos percursos, como do acompanhamento das provas, por parte dos medidores.
Deixamos informação abaixo relativamente aos critérios de participação, reforçando a importância de que todas as Associações Regionais disponham de, pelo menos, um medidor de provas de estrada certificado.
Esta ação de formação é dirigida a qualquer elemento que tenha, manifestamente, interesse em tornar-se medidor de provas de estrada, sendo necessário que cumpra os seguintes requisitos:
- Possuir bicicleta (que deve trazer para a formação);
- Saber andar de bicicleta;
- Possuir robustez física que lhe permita efetuar medições de provas que vão desde pequenos circuitos até distâncias superiores à da Maratona.
A formação terá lugar na Expocentro em Pombal, nos dias 3 e 4 de dezembro e terá como formadores os medidores internacionais João Cândido e António Freire.
Brevemente será divulgado o formulário para inscrição e mais informação, nomeadamente acerca da aquisição de equipamentos para medição das provas de estrada.