A seleção portuguesa que irá participar nos Campeonatos Europeus de Corta-Mato, que se realizam em Piemonte (Itália), já se encontra em viagem.
Com partidas no Porto e Lisboa, os jovens portugueses vão carregados de ambição para evoluírem no terreno seletivo do Parque La Mandria.
Esta será a 28.ª edição da competição, que contou sempre com a participação portuguesa, sendo um dos 15 países totalistas no historial da competição. Portugal conta com 59 medalhas (19 de ouro, 20 de prata e 20 de bronze), conquistadas nas 27 edições já realizadas, situando-se no top-5 das nações, com a Grã-Bretanha a liderar com 167 medalhas (70-53-44), seguida da França, com 95 (32-32-31), e Espanha, com 77 (21-32-24). Portugal é quarto, seguido da Turquia (45 medalhas).
A seleção portuguesa, ao longo dos anos, tem estabelecido marcos importantes na história da competição, com Paulo Guerra à cabeça. O barranquenho venceu a competição em quatro das 10 edições em que participou (e foi segundo noutra ocasião), apenas superado pelo ucraniano Sergey Lebid, que venceu 9 vezes em 19 participações.
Em femininos, Dulce Félix é a portuguesa com mais medalhas (quatro, sendo duas de prata e duas de bronze), mas a atleta que tem maior número de presenças é Inês Monteiro, com 15 (campeã sub-20 uma ocasião, e vice-campeã noutra, terceira classificada como melhor resultado em absolutos). A irlandesa Fionnuala McCormack é a atleta com maior número de presenças (17), tendo sido duas vezes campeã absoluta. A norueguesa Karoline Bjerkeli Grovdal, campeã no ano passado, é a detentora do maior número de medalhas individuais, com 8, sendo uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze (a que se soma uma de ouro e outra de prata em sub-20).
A composição da equipa portuguesa pode ser consultada na nossa notícia anterior e um documento com as presenças dos atletas selecionados e com o histórico de Portugal pode ser consultado no final desta página.
As provas destes Europeus realizam-se na manhã de domingo (11 de dezembro), com a European Athletics a promover o streaming no seu canal, a partir das 9.15 horas. A RTP fará a transmissão das provas principais, na RTP2, a partir das 11h25 horas.
Mais informações sobre os campeonatos (horário, percurso e listas de participantes), nas páginas da European Athletics e da federação italiana.