É já neste fim-de-semana que a cidade de Abrantes (no Estádio Municipal) acolhe a realização dos Campeonatos Nacionais Sub-20, uma das competições mais antigas de Portugal e que conhecerá a sua 94ª edição!
Este é um dos Campeonatos mais participados, habitualmente, e a edição de 2023 não foge à regra, com muitas inscrições dos clubes participantes. Neste aspeto, da classificação coletiva, voltará a verificar-se uma enorme competitividade. O Sport Lisboa e Benfica é quem mais títulos soma na história com 40 triunfos em masculinos, contra 30 do Sporting Clube de Portugal, sendo de notar que nas últimas três edições, o Sporting venceu duas vezes em masculinos, enquanto o Benfica venceu uma vez (no ano passado), com o Vidigalense a ser sempre terceiro. Em femininos, mais equilíbrio, com 16 triunfos benfiquistas e 15 sportinguistas. Nas últimas edições, o Sporting foi campeão em 2019 (em 2020 não houve campeonato devido ao Covid-19), em 2021 foi o Benfica e, no ano passado, o Vidigalense obteve o seu segundo título.
Em termos individuais, este é um escalão com renovação constante de campeões, mas há alguns nomes que se destacam de uma para outra edição. Este ano a grande figura é Sissínio Ambriz. Tricampeão em sub-23, o benfiquista volta a ser favorito para o seu próprio escalão (sub-20) e, recentemente, bateu mesmo o recorde nacional do escalão em 100 metros barreiras.
Mas haverá outros momentos importantes a acompanhar, com as provas a terem o seu início às 15 horas de amanhã, para a primeira jornada, continuando-se no domingo, a partir das 9 horas.
Os resultados em direto podem ser acompanhados na plataforma FPA Competições, com os pontos altos a serem anotados nas redes sociais da FPA.