O segundo dia (25 de julho) de competições do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE) fica marcado pelo forte temporal que sacudiu a cidade de Maribor (Eslovénia) e que levou ao adiamento, por algumas horas, das provas previstas para a jornada da manhã. Ainda assim, nota muito positiva para Denis Hrabar, sexto classificado no decatlo, com recorde pessoal.
E foram os atletas do decatlo os mais prejudicados com este mau tempo, que obrigou a adiar mais de duas horas a prova de 110 metros barreiras e, consequentemente, todas as outras, levando a ajustamentos de horários (que até cancelaram as meias-finais dos 2000 metros obstáculos femininos, que passam a final direta).
O português Denis Hrabar, que terminou o primeiro dia do decatlo no terceiro lugar, até começou bem a manhã, com mais um recorde pessoal, correndo os 110 metros barreiras em 14,80 segundos, mas não esteve tão bem nas duas provas seguintes. Lançou o disco a 35,10 metros (tem mais de 38 metros de recorde pessoal) e saltou 3,70 metros no salto com vara (tem 4,04 m como melhor). O momento de “regresso” ao caminho dos recordes pessoais deu-se no lançamento do dardo, com 47,28 metros!
À partida para a prova de 1 500 metros, Denis estava em sexto lugar, pois vários dos seus adversários diretos têm um segundo dia muito forte, a tal ponto que o líder do primeiro dia, o alemão Leon-Joel Clair se viu ultrapassado pelo polaco Hubert Troscianka, muito forte ns barreiras, no disco e no dardo (mais fraco no salto com vara). O despique pelo pódio prometia bastantes e as medalhas decidiam-se precisamente na última prova. E Denis tinha uma palavra a dizer…
Logo após o tiro de partida, Denis Hrabar veio para a frente impor o ritmo que mais lhe convinha (rápido…) e esteve sempre na frente, até terminar isolado (em 4m30s27”), num recorde pessoal, com mais de cinco segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o checo Danel Hanzelka, que assim garantiu a medalha de prata no final da competição (7342 pontos), menos 12 que o polaco Hubert Torscianka (que chegou a andar perto do português), o vencedor da competição. O alemão Clair manteve o terceiro lugar com 7340 pontos. Quanto a Denis Hrabar, cimentou o seu sexto lugar no final da competição, somando 6968 pontos (recorde pessoal melhorado em 378 pontos!), ascendendo ao terceiro lugar de sempre, atrás do recordista Bernardo Cunha (7050 pontos) e de Kelmen Carvalho (6996 pontos), um português radicado na Alemanha, e que viu o seu irmão Kelson Carvalho competir pela Alemanha no lançamento do peso, neste FOJE!
As competições continuam amanhã, com Natacha Candé no heptatlo (tem as primeiras quatro provas: 100 m barreiras, altura, peso e 200 metros; Pedro Afonso estará na primeira ronda dos 200 metros; Tiago Machado corre na segunda meia-final dos 2000 metros obstáculos; Tatiana Pereira tem a qualificação do triplo-salto; e Nuno Cordeiro correrá a final dos 800 metros.
Esta competição pode ser acompanhada no site oficial, tendo transmissão em direto das competições através de canal próprio.
Fotos: Daniel Leandro