Pedro Afonso conquista o bronze na final dos 200 metros no FOJE

FPA Geral Notícias

27 Jul, 2023
Pedro_Afonso_final

Extraordinário Pedro Afonso ganha medalha de bronze na final dos 200 metros no Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que decorre em Maribor (Eslovénia). Natacha Candé é oitava no heptatlo.

O velocista setubalense que já tinha estado em evidência nas meias-finais (ver artigo da manhã), partiu na pista sete, e mostrou a sua garra quando tinha o lituano Danielius Vasiliauskas perto de si, mas este e o suíço Akira Eghagha já vinham mais embalados e o suíço acabou por triunfar em 21,07 segundos (v: +1,5 m/s), à frente do lituano (21,20). Pedro Afonso foi assim terceiro classificado com a marca de 21,41 segundos, culminando uma competição onde chegou às medalhas, tendo já batido o seu recorde pessoal (21,28).

Depois de uma época em que conquistou o título nacional do escalão em 100 e 200 metros, sendo ainda campeão sub-20 na mesma distância e vencedor do Olímpico Jovem em 100 metros, para além de outros feitos, Pedro Afonso tem um ótimo comportamento nesta competição europeia.

A jornada da tarde começou com a prova final do heptatlo, em que Natacha Candé tentava chegar aos diplomas, aos lugares de honra de finalista. A açoriana correu bem a prova de 800 metros, não conseguiu nenhum recorde pessoal na distância, mas terminou em 2m29s33’, garantindo mesmo o oitavo posto da competição. No final, somou 5118 pontos, ascendendo ao segundo lugar nas melhores portuguesas de sempre, atrás da recordista Marisa Vaz de Carvalho (5734 pontos).

Algum tempo depois, chegava a hora da final dos 2000 metros obstáculos, prova que viu anuladas as meias-finais, devido à tempestade na manhã do segundo dia. Stela Fernandes à partida era a atleta com a 12ª marca entre as concorrentes. A prova não lhe correu muito bem, ainda assim terminou no 14º lugar, com a marca de 7m11s22’.

As provas continuam amanhã, com a presença portuguesa na final do triplo-salto feminino, por Tatiana Pereira; na final do salto em altura masculino, com Eduardo Carrolo; e na final dos 5 000 metros marcha, femininos, com Gabriela Santos. Depois, um quarteto composto por Denis Hrabar, Rui Serras, Pedro Afonso e André Reis participa na eliminatória da estafeta medley.

Esta competição pode ser acompanhada no site oficial, tendo transmissão em direto das competições através de canal próprio.

Fotos: Daniel Leandro

Partilhar