Chegámos ao penúltimo dia do Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), que decorre em Maribor, na Eslovénia, e Portugal tem tido um comportamento positivo, no que ao atletismo diz respeito. Na tarde hoje, o quarteto da Estafeta Medley conseguiu o apuramento para a final da prova com a melhor marca de sempre!
Foi um momento alto da participação portuguesa com os jovens atletas a conseguirem o apuramento para a final graças ao terceiro lugar obtido na primeira das eliminatórias da estafeta. Com um quarteto composto por Denis Hrabar (100 m), André Reis (200 m), Pedro Afonso (300 m) e Rui Serras (400 m), Portugal conseguiu a marca de 1m54s49’, o que constitui a melhor marca nacional de sempre da categoria (a anterior era de 1.58,30, desde 2012).
Antes, dois outros atletas estiveram em finais. No triplo-salto, Tatiana Pereira, que no ano passado conquistou a medalha de prata, desta vez não conseguiu chegar aos três saltos finais, tendo passado 11,90 metros, terminando na 11ª posição.
O estreante Eduardo Carrolo, terminou a final do salto em altura no 10º lugar, com a marca de 1,95 metros.
Finalmente, na última prova do dia, Gabriela Santos terminou em 12º lugar na final dos 5000 metros marcha, com a marca de 24m51s69’, o seu melhor registo desta temporada.
Amanhã, último dia do FOJE, o quarteto da estafeta Medley enfrenta a final da corrida e noutras finais teremos Tiago Machado (2 000 metros obstáculos) e Lara Machado (1 500 metros). Todos no período da manhã.
Fotos: Daniel Leandro