A jornada matinal do segundo dia dos Campeonatos Europeus Sub-20, que decorrem em Jerusalém, Israel, foi menos madrasta para os atletas portugueses. Lourenço Rodrigues segue para a final dos 3 000 metros obstáculos, André Franco para as meias-finais dos 400 metros barreiras.
Logo a abrir o dia, as duas meias-finais de 3 000 metros obstáculos. O português Lourenço Rodrigues alinhou na primeira delas, a que foi mais lenta até, proporcionando-lhe um ritmo e um ambiente que ele soube aproveitar. Andou sempre no grupo da frente, chegou a avaliar os concorrentes e, no momento certo, veio para a frente e conseguiu estar na luta pelo apuramento direto (oito primeiros). O atleta do Juventude Ilha Verde cortou a meta em segundo lugar, com a marca 9m13s77’, não muito longe do seu recorde pessoal.
A final, quinta-feira, a partir das 16h30 (hora portuguesa), previsivelmente com um ritmo bem diferente, poderá ser uma boa oportunidade para melhorar o seu recorde pessoal.
Já nos 400 metros barreiras, André Franco correu na última das cinco eliminatórias, o que permitia jogar com a marca final, pois eram apurados os quatro primeiros em cada série e os quatro melhores tempos seguintes. O atleta do Clube Pedro Pessoa, correu ao seu melhor nível e chegou em quinto lugar. Não conseguiu o apuramento direto, mas correndo perto do seu recorde pessoal garantiu esse apuramento por marcas e agora estará nas meias-finais (amanhã, a partir das 8h35, hora portuguesa), da disciplina, onde poderá “atacar” o seu recorde pessoal.
Hoje às 15h09, Sisínio Ambriz corre na meia-final dos 110 m barreiras, apurando-se para a final os dois melhores de cada meia-final e os dois melhores tempos seguinte.