Sisínio Ambriz venceu hoje (7 de agosto) a sua eliminatória dos 110 metros barreiras e apurou-se para as meias-finais nos Campeonatos Europeus Sub-20, que decorrem em Jerusalém, Israel.
O recordista português da categoria mostrou estar em grande forma e saber ao que ia, triunfando na primeira das eliminatórias dos 110 metros barreiras, com a marca de 13,51 segundos (vento: +2,9 m/s) – o sétimo melhor registo nas seis corridas -, controlando perfeitamente o ritmo da prova.
«Corri de foram a não me desgastar muito na eliminatória. Aqui o importante era a classificação e o apuramento direto. Amanhã será certamente uma corrida mais rápida que a de hoje, onde me senti muito confortável. O meu objetivo é alcançar a final», referiu o atleta que se tem defendido do calor, “com muita hidratação”, mas fazendo notar que gosta de correr «com calor».
O atleta do Benfica entrou nestes campeonatos com a terceira marca entre os concorrentes, mas isso «não trouxe pressão. Bem pelo contrário, dá-me mais motivação para o que quero, tentar ganhar uma medalha», concluiu.
Na mesma prova, mas noutra eliminatória, Rafael Santos terminou em sétimo lugar, com a marca de 14,06 segundos (v: +1,8), um recorde pessoal. «Era o meu objetivo, correr batendo o meu recorde pessoal e esperar o que desse. Infelizmente não deu para seguir em frente, mas estou contente pelo meu desempenho», disse o atleta do Escapães.
Antes, logo a abrir a jornada vespertina, João Fernandes lançou o dardo a 63,21 metros. O atleta, que esta época já passou os 74 metros, confessou no final que «esta foi a pior prova da época Tudo me correu mal. Senti alguma fadiga, numa época muito longa, mas ainda tenho de analisar com o meu treinador o que correu mal», referiu o atleta que chegou a Israel com a sexta marca entre os concorrentes. «Não sei se essa pressão foi motivo para a má prova, mas acho que não», concluiu.
A última atleta a entrar em ação foi Melissa Sereno nos 100 metros barreiras. Na quarta das meias-finais, a atleta do Maia foi 5ª com a marca de 13,59 segundos (v: +2,4 m/s), ficando muito perto do seu recorde pessoal (13,55 s), sendo a primeira das não apuradas para as meias-finais.
Amanhã, a competição conhece o seu segundo dia, com a presença de três atletas portugueses. Logo de manhã, às 8h00 (6h00 em Portugal), Lourenço Rodrigues (19ª marca entre os concorrentes) corre nas meias-finais dos 3000 m obstáculos (apuram-se para a final os oito primeiros). Mais tarde, às 09h43 (7h43), André Franco tem a primeira ronda dos 400 metros barreiras (apuram-se para as meias-finais os quatro primeiros e os quatro melhores tempos).
À tarde, às 17h09 (15h09), Sisínio Ambriz corre na terceira meia-final dos 110 m barreiras. Apuram-se diretamente para a final os dois primeiros de cada uma das meias-finais e os dois melhores tempos seguintes. Se passar, a final é amanhã, também, às 19h30 (17h30 em Portugal).
Fotos Sportmedia / FPA