Tiago Pereira e Isaac Nader seguem em frente nos Mundiais de Budapeste

Budapeste 23 FPA Geral Notícias

19 Ago, 2023
Isaac_Nader_Budapeste

A segunda jornada do primeiro dia dos Campeonatos Mundiais de Budapeste (Hungria) trouxe à ribalta o apuramento para a final do triplo-salto de Tiago Pereira e de Isaac Nader às meias-finais dos 1500 metros.

O melhor atleta português da atualidade na distância de 1 500 metros, alinhou à partida da primeira das quatro séries eliminatórias da primeira ronda desta disciplina, terminando em quinto lugar, com a marca de 3m34s36”, assegurando o apuramento para as meias-finais da competição. Neste novo sistema de apuramento, os seis primeiros apuram-se para a ronda seguinte, Isaac Nader esteve sempre bem posicionado para um desfecho que o deixou “muito feliz, porque dei um passo importante para o grande objetivo que trago para este campeonato, que é estar na final».

«Amanhã, vai ser um dia mais difícil do que hoje e espero correr para estar na final”, disse o atleta que enfrentou uns quartos de final com vários atletas candidatos a medalha, entre os quais o norueguês Jakob Ingebrigtsen (vencedor com 3.33,94), em que, nos momentos de decisão para atacar o apuramento, uns encontrões fizeram cair três atletas, num final muito rápido. «Não senti que fosse muito rápido, acho que estou preparado para responder. Acho que, há um ano era um atleta que começava mais lento para terminar mais forte e agora sou mais versátil nas respostas a meio da corrida. Este ano, e espero que cada vez mais vou ser esse tipo de atleta, estou mais capacitado para correr nestas provas com ritmos rápidos e com ritmos lentos», concluiu, preparando-se para um repouso e recuperação a apontar para a meia-final de amanhã.

Tiago Pereira participou na qualificação do triplo salto. O atleta português estava integrado no grupo B da competição e fez dois saltos nulos nos três que tinha para poder efetuar a sua qualificação, mas no final no último salto, no tudo ou nada, conseguiu a marca de 16,77 metros, o que lhe garantiu a qualificação para a final destes campeonatos do mundo em Budapeste.

Tiago Pereira, que no ano passado em Oregon ficou na décima posição, estava agora com uma boa base para participar na final aqui em Budapeste. Tendo conhecido várias alterações na sua vida, mudou de residência e treinador, foi pai e conheceu algumas lesões, estava satisfeito e entusiasmado por conseguir chegar de novo à final do Mundial. «O meu primeiro objetivo era fazer a minha melhor marca da temporada e consegui. Depois era alcançar a final e consegui. Foi um momento alto numa época que não estava a ser nada agradável, confirmou o atleta.

«Nunca cheguei a temer pelos nulos, porque o primeiro salto, apesar de nulo, mostrou que eu estava até melhor do que pensava. No último salto entrei muito rápido, abrandei para chegar à tábua e saiu o salto. Eu não queria ficar de fora da final».

Agora, na final, «é dar o meu melhor, novamente, e tentar aproximar-me do recorde pessoal e sonhar com mais um salto grande” concluiu, preparando essa participação na tarde de segunda-feira.

Segundo dia abre com final dos 20 km marcha (femininos)

Na jornada da manhã de domingo, dia 20, Dia Nacional da Hungria, destaque para a final dos 20 km marcha, a partir das 7.15 horas (6.15 horas em Portugal), com as portuguesas Ana Cabecinha e Vitória Oliveira.

Depois, seguem-se os quartos-de-final dos 400 metros femininos, com Cátia Azevedo a alinhar na terceira série, às 9h51 (8h51 em Portugal), e dos 400 metros masculinos, com João Coelho na terceira série, às 10h41 (9h41 em Portugal). Entretanto disputam-se as qualificações do lançamento do disco, com Liliana Cá a competir no grupo A, às 9h00 (8h00 em Portugal) e Irina Rodrigues a competir no grupo B, às 10h30 (9h30 em Portugal).

A jornada da manhã encerra com a primeira ronda dos 100 metros femininos. Arialis Gandula estará na sexta série, às 12h45 (11h45 em Portugal), e Lorene Bazolo, às 12h52 (11h52).

À tarde, é tempo de apreciar a meia-final dos 1500 metros, com Isaac Nader, às 17h35 (16h35 em Portugal).

Fotos de Sportmedia / FPA

Partilhar