A jornada matinal do terceiro dia dos Campeonatos Europeus Sub-20, que decorrem em Jerusalém, Israel, não conheceu as emoções do dia anterior.
O dia começou bem cedo, às 7 horas (cinco horas em Portugal), com as marchadoras nos 10 km marcha. As portuguesas não se conseguiram adaptar muito bem, especialmente as que partiram com melhores registos. No final, Carina Ferreira foi a melhor, terminando em 18º, com a marca de 52.09 minutos, a cerca de um minuto do seu recorde pessoal. Pouco depois chegou Carolina Dias, terminando em 21º lugar, com 52.50 minutos. Samanta Zueva sentiu-se mal durante a competição, parou, foi assistida pelos serviços médicos, mas já está recuperada.
Depois da marcha, disputou-se a final dos 3 000 metros, com Beatriz Azevedo a não conseguir acompanhar o ritmo da frente, terminando em 10.05,02 minutos, aquém do seu melhor desta época. Aliás, nesta final, louca, a estónia Agate Caune, correu isolada toda a corrida, terminando em 8.53,20 minutos, com 28 segundos de vantagem sobre a segunda classificada, e quedou-se a pouco menos de três segundos do recorde dos campeonatos que dura há 30 anos e foi obtida pela romena Gabriela Szabo nos Europeus de San Sebastian, em 1993.
Finalmente, na qualificação do lançamento do dardo, Marta Trovoada foi 9ª no seu grupo, com a marca de 45,96 metros, ficando afastada da final.
Quanto aos outros atletas previstos para competir hoje de manhã, André Franco, nas meias-finais dos 400 metros barreiras, e Tiago Costa Pereira, na qualificação do triplo, não o puderam fazer por apresentarem sintomas gripais.
Hoje já não compete nenhum atleta português. Para amanhã, último dia dos campeonatos, as provas começam às 7h00 (cinco horas em Portugal), com a presença de Guilherme Rodrigues e Tiago Sucena nos 10 km marcha, prosseguindo depois com as finais dos 3000 metros obstáculos (18h30, 16h30 em Portugal), com Lourenço Rodrigues, fechando a presença nacional com André Barbosa na final dos 5000 metros (20h20, 18h20 em Portugal).