O calor será um adversário a ter em conta pelos maratonistas portugueses que participarão no próximo domingo (8 de outubro, a partir das 8 horas) nos Campeonatos de Portugal de Maratona, prova integrada na EDP Maratona de Lisboa, organizada pelo Maratona Clube de Portugal.
Este foi um tema em grande destaque na apresentação pública da prova deste fim-de-semana. Enfatizado por Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, o “calor poderá ser mesmo um inimigo para os cerca de 25 mil atletas que correrão no próximo domingo, dos quais cerca de seis mil são esperados na prova de maratona. Por isso, para além do pedido que aqui fazemos para darem conta desta nossa preocupação em que os atletas se hidratem, estamos a enviar emails e sms para todos os participantes a dar conta deste facto”. A organização tem um reforço de águas para todos “até mesmo para os que partem da Ponte Vasco da Gama temos 24 mil águas junto aos autocarros, na Estação do Oriente, para que possam levar água para se refrescarem durante os primeiros quilómetros, uma vez que não podemos colocar abastecimentos no tabuleiro da ponte”.
Para além disso, há que ter em conta todas as recomendações habituais para todos os corredores, lembrando a necessidade de hidratação e notando que existem serviços de sanidade disponíveis ao longos dos percursos para poderem ajudar todos os atletas.
No percurso da maratona, aquele que diz respeito aos Campeonatos de Portugal, sempre na marginal do Tejo, entre Cascais e Lisboa, haverá todo o tipo de apoio, embora não se esperem que possam surgir grandes marcas ou mesmo recordes de competição.
Na apresentação da competição, em que estiveram representantes dos três municípios que apoiam a prova, Cascais. Oeiras e Lisboa, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, recordou a evolução da competição em maratona em Portugal “mesmo os primeiros tempos de corrida, no final do século XIX e princípio do século XX, em que o futebol, o ciclismo e as corridas pedestres atraíam milhares de espectadores”, realçando depois o “engenho e arte da organização em trazer as emoções para este tipo de eventos. Foram as emoções que trouxeram para estes eventos milhares de participantes e que nunca as esquecerão ao longo da vida”.
A prova de maratona terá o seu início em Cascais às 8 horas de domingo, onde restarão cerca de uma centena de atletas que competem pelo título de campeão de Portugal de Maratona, em masculinos e femininos.
O percurso e outras informações podem ser vistos no site oficial da EDP Maratona de Lisboa (https://www.maratonaclubedeportugal.com/). As informações sobre os Campeonatos de Portugal de Maratona estão na página oficial da FPA (https://fpatletismo.pt/atletismo/geral/2023/03/campeonatos-de-portugal-de-maratona-2/) e as listas de inscritos estarão na plataforma FPA Competições (https://www.fpacompeticoes.pt/2646/competicao).
As pro vas de meia-maratona (com partida da elite no Parque das Nações) e 8 km terão a sua partida às 10h30 na Pobnte Vasco da Gama.
A competição terá transmissão em direto na RTP1, a partir das 8 horas.