Cátia Azevedo bate recorde de Portugal

FPA Geral Notícias

27 Jan, 2024
Catia_Azevedo_Eugene_

Excelente começo de época para Cátia Azevedo, que à segunda competição bate o recorde de Portugal de 400 metros em pista curta, com a marca de 52,64 segundos ultrapassando uma marca que já durava há 25 anos!

Na sua segunda corrida no circuito internacional, Cátia Azevedo (Sporting) bateu o recorde de Portugal de 400 metros em pista curta (nova designação), ao vencer a corrida principal do Meeting de Astana, no Kazaquistão (nível Gold do World Indoor Tour da World Athletics), com a marca de 52,64 segundos.

Foi uma excelente corrida da recordista nacional que chegou à liderança na reta oposta à reta da meta ganhando vantagem que não mais perdeu! Depois de abrir a época em Dortmund (20 de janeiro) com 53,18 segundos e agora bateu um recorde de Portugal que durava há mais de 25 anos, que estava em 52,77 segundos, desde 18 de fevereiro de 1998, e que pertencia a Maria do Carmo Tavares, então no Benfica. Excelente “ajuda” para a portuguesa que amealhará mais alguns pontos que a possam levar a participar nos Mundiais de Pista Curta em Glasgow, em março próximo. O recorde de Portugal ainda terá de ser ratificado.

Houve mais resultados de atletas portugueses neste meeting de nível mais elevado da World Athletics. Também nos 400 metros, o benfiquista Ericsson Tavares foi terceiro classificado na série secundária, com a marca de 46,95 segundos, batendo o seu recorde pessoal (47,33), sendo agora o quinto português de sempre a baixar dos 47 segundos em pista curta.

Nos 60 metros barreiras, na meia-final, o cubano Roger Iribarne, do Benfica, foi quarto classificado com a marca de 7,80 segundos, à frente dos seus colegas de equipa João Vitor de Oliveira (quinto, com 7,83s) e Sisínio Ambriz (sétimo, com 7,99s). Finalmente, Francisco Belo (Benfica) foi quarto classificado no lançamento do peso com a marca de 19,75 metros.

Evolução do recorde de Portugal dos 400 metros femininos em pista curta

Partilhar