Jessica Inchude e Gerson Baldé ficaram a pouco mais de 10 centímetros da marca de qualificação direta para Paris’2024 e Sisínio Ambriz ameaça recorde nacional sub-23. Foi hoje nas provas de preparação da Associação de Lisboa que decorreram no CAR Jamor.
A lançadora Jessica Inchude (Sporting) conseguiu hoje a melhor marca nacional do ano ao atingir os 18,65 metros no lançamento do peso, ficando a escassos dois centímetros do seu recorde pessoal absoluto (de agosto de 2022) e quedou-se a 15 centímetros da marca de qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Confirmou a marca para os Europeus de Roma e mostrou estar em forma para os Mundiais de Glasgow.
Quem também esteve em excelente plano foi Gerson Baldé (Benfica) que conseguiu saltar 8,14 metros em comprimento (recorde pessoal), ficando a escassos 13 centímetros da marca de qualificação direta para Paris’2024. Também ele confirmou marca para os Europeus de Roma.
Mas houve outros bons resultados. Nos 60 metros barreiras, triunfo de João Vitor Oliveira (Benfica) na final com a marca de 7,82 segundos, o mesmo registo que Sisínio Ambriz, que ficou a quatro centésimos do recorde nacional sub-23.
De resto, na velocidade, Lorene Bazolo (Sporting) correu em 7,23 segundos, enquanto na prova masculina, o vencedor foi Delvis Santos (Sporting), com 6,72 segundos, à frente do benfiquista André Prazeres (6,73). Carlos Nascimento (Sporting) foi terceiro com 6,76 (mas correu a eliminatória em 6,71 segundos).