O recordista nacional participou hoje no Memorial Josip Gasparac, em Osijek, na Croácia, terminando em segundo lugar, perdendo apenas com o vice-campeão mundial Ernest Obiena. Jessica Inchude foi quinta na Chéquia.
Depois de se ter sagrado campeão nacional em Pombal, Pedro Buaró viajou até à Croácia, para participar num meeting de etiqueta bronze, apenas de salto com vara, e esteve em grande nível. O benfiquista ficou em segundo lugar, com a marca de 5,73 metros, a sua terceira de sempre. Ainda tentou os 5,83 metros, para tentar o recorde de Portugal, mas já não conseguiu.
O português, que derrotou, entre outros, o quarto classificado do campeonato dos Estados Unidos, Olen Tray Oates (5,61 m), apenas foi superado pelo filipino Ernest John Obiena, o vice-campeão mundial em Busapeste’23 (terceiro em Oregon’22), que tem 6,00 metros como recorde pessoal, em que na Croácia, na sua estreia nesta época, saltou 5,83 metros.
Entretanto, na Chéquia (Nehvisdy), competiu a campeã de Portugal Jessica Inchude. A atleta do Sporting lançou o peso a 18,18 metros, ficando na quinta posição. Venceu a prova a canadiana Sarah Mitton, com 20,08 metros.
Foto FPA / Luís Barreto