Buaró e a estafetas triunfam em Huelva

FPA Geral Notícias

30 Abr, 2024
IMG_20240430_193155-663139fe91fe1

A chuva e o vento fizeram a sua aparição no Meeting Ibero-americano, em Huelva, prejudicando várias provas, especialmente saltos e lançamentos. Ainda assim, houve portugueses em destaque, especialmente o saltador com vara Pedro Buaró, que triunfou em recorde do meeting, e as velocistas sub-23 que correram as estafetas de 4×100 metros conquistando dois recordes nacionais.

No Encontro Ibérico de Estafetas, Portugal obteve dois recordes nacionais sub-23 nos 4×100 metros femininos. Na final B, a primeira prova do Meeting, a seleção nacional foi segunda-classificada (atrás das sub-20 espanholas, que correram em 45,28 segundos) com a marca de 45,32 segundos, num quarteto comporto por Joana Dias, Leonor Ferreira, Lurdes Oliveira e Íris Silva, que obteve um recorde nacional sub-23. Nessa mesma prova, a equipa de Portugal sub-20, composta por Beatriz Castelhano, Joana Barreto Santos, Margarida Oliveira e Rita Barbosa, correu em 46,04 segundos.

Depois, na final A, um novo quarteto sub-23, composto por Vera Monteiro, Leonor Ferreira, Lurdes Oliveira e Íris Silva, obteve o triunfo na prova, com a marca de 45,16 segundos, melhorando o recorde conseguido uma hora antes. A equipa de sub-20, comporta por Beatriz Castelhano, Yoana Pestana, Margarida Oliveira e Rita Barbosa foi quinta classificada, com a marca de 45,93 segundos.

Quanto às equipas masculinas, na final B, a seleção nacional absoluta terminou em primeiro lugar, com a marca de 39,59 segundos, o quarteto nacional incluía David Landim, André Prazeres, Delvis Santos e Frederico Curvelo. A formação sub-20 foi desclassificada.

Depois, na final A, o mesmo quarteto voltou a triunfar, melhorando a marca (39,85 segundos), com a equipa sub-20 a terminar em sexto lugar, com 42,02 segundos. Integravam a equipa, os jovens Tomás Matos, Miguel Villamudria, Vasco Sendas e Diogo Vaz.

A melhor classificação individual foi alcançada por Pedro Buaró, no salto com vara. Apesar da chuva no início da competição, o benfiquista e detentor do recorde de Portugal, terminou em primeiro lugar com a marca de 5,50 metros, um recorde do meeting.

Quem também aproveitou bem esta presença em Huelva foi Etson Barros (Benfica), que correu os 3000 metros obstáculos, terminando em quinto lugar, com a marca de 8m24s25”, a melhor marca nacional do ano.

Nas restantes provas, no salto em comprimento, nota para a primeira competição ao ar livre de Evelise Veiga (Sporting), abrindo com 6,21 metros (v: +0,8 m/s), marca que não conseguiu superar mais, terminando em quarto lugar.

Já no lançamento do peso feminino, Jessica Inchude (Sporting) foi a melhor, fechando em quarto lugar, com a marca de 17,62 metros, enquanto Eliana Bandeira (Benfica) foi sétima classificada com 17,24 metros.

Partilhar