No próximo sábado (20 de abril), a cidade de Caldas da Rainha receberá os Campeonatos de Portugal de 10000 metros, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Caldas da Rainha.
Na edição deste ano, na lista de inscritos, avultam os nomes dos campeões de 2023, Miguel Marques e Catarina Ribeiro (ambos do Sporting CP), que assim defenderão os seus títulos nacionais. A sportinguista tem como principal adversária a bracarense Sara Duarte, mas o seu colega de equipa tem mais nomes a ter em conta. Desde logo o benfiquista Samuel Barata, que ostenta no seu currículo quatro títulos nacionais e é, atualmente, o mais destacado meio-fundista português.
Mas o Benfica tem ainda outros nomes a ter em conta, como André Pereira, terceiro classificado em 2023, ou os mais recentes campeões, noutras distâncias, Paulo Rosário e Luís Oliveira. Mais dois nomes a reter na prova de sábado: João P. Pereira, do Sporting de Braga (3º em 2021), e Samuel Freire, do Vitória F. C.
Estes campeonatos têm partidas marcadas para as 19h10 (femininos) e 19h55 (masculinos), sendo antecedidos pelo Interassociações Quilómetro Jovem (das 15 às 16 horas) e do Distrital de Leiria de 5000 e 10000 metros (16 às 19 horas).
Os resultados oficiais da prova estarão na plataforma FPA Competições, enquanto as informações do regulamento e histórico podem ser consultados na página da competição.
Fotos (arquivo) FPA – pódios de 2023