Portugal cumpriu o primeiro dia de competições no “World Athletics Relays”, competição que decorre nas Bahamas, em grande ambiente de festa. A equipa feminina de 4×400 m entrou no “caminho para Roma”, na 16ª posição de qualificação para os Europeus.
No dia de hoje (madrugada em Portugal), as diferentes equipas competiam pelos oito lugares disponíveis de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.
Os atletas portugueses tinham o primeiro desafio na estafeta mista de 4×400 metros. Colocada na quarta série, Portugal tinha várias formações com melhores recordes nacionais e isso notou-se com o decorrer da prova.
O primeiro percurso pertenceu ao recordista de Portugal João Coelho, que registou um “crono” de 46,64 segundos, entregando em terceiro lugar. O segundo percurso foi para Fatoumata Diallo, que entregou em sexto lugar, cronometrada em 52,41 segundos. No terceiro percurso, Ricardo dos Santos baixou dos 46 segundos (45,33 segundos), mantendo o sexto lugar na entrega do testemunho a Cátia Azevedo, que fechou o seu percurso em 53,18 segundos, com o quarteto a registar a marca de 3m17s56” no sétimo lugar.
Cerca de hora e meia depois, correu a equipa feminina de 4×400 metros. Carina Vanessa, Vera Barbosa, Juliana Guerreiro e Sofia Lavreshina alinhavam na última série e corriam na pista oito. No final, Portugal alcançou o quinto lugar na sua série, com a marca de 3m35s64”.
Portugal tem agora uma segunda oportunidade amanhã (também durante a madrugada), pois todas as equipas que não conseguiram um lugar na final serão divididas em três séries. Os dois primeiros classificados de cada uma dessas séries consegue a qualificação direta para Paris 2024.
Fotos: FPA / Sportmedia