O Estádio Municipal de Pombal recebeu hoje a cerimónia de inauguração da requalificação da pista de atletismo, local onde este fim-de-semana se realizará a terceira edição do Clash of Clubs do DNA Sub-20.
A cerimónia começou o descerramento da placa que marca a requalificação da pista, num acto presidido pelos presidentes, da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, António Reis, e o representante da European Athletics, José Luís de Carlos.
Seguidamente foi assinado um protocolo entre o Município de Pombal, a FPA e a ADAL, que depois foi enaltecido por Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, que começou por agradecer a “confiança da FPA e da European Athletics nas capacidades de organização do Município, numa cooperação que já vem de mandatos anteriores, mas que tem sido sempre continuado numa ligação que veio para ficar, é daqueles amores que são para a vida toda”.
Agradecendo também à ADAL, “pelo que os seus técnicos e juízes têm dado à modalidade” e para os “colaboradores do Município que se empenham em proporcionar as melhores condições a quem nos visita”, Pedro Pimpão realça a requalificação da pista de Pombal “capaz de receber dos melhores atletas internacionais, como é o caso”, mas acima de tudo para que os atletas tenham as melhores condições para evoluir e por isso também relevada importância às provas em pista coberta”. Adiante, afirma ainda que estes investimentos são reprodutivos. Quando nós investimos em estruturas destas estamos a dar um sinal à nossa comunidade que o desporto e a atividade física são muito importantes”.
Para o presidente da FPA, Jorge Vieira, “naquela que, provavelmente, será a minha última intervenção pública em nome da FPA, neste ato simbólico que é promovido pela requalificação da pista, que resulta de um investimento da Câmara, que resulta de uma decisão de investir na modalidade”.
Continuando, “agradecendo esta aposta no atletismo, deixo a pergunta do que seria a modalidade, que tem tido atletas de excelência nas grandes competições internacionais, se não houvesse esta visão e empenho em municípios como Pombal, que tomou a sua decisão de manter aqui uma pista coberta, um local base para todas as competições e atividade de inverno dos nossos atletas”, Jorge Vieira realça um sua ideia de que “para obter uma medlaha é preciso um país inteiro, de boa vontade e a investir em todos os esforços para que esses resultados sejam obtidos”.
Sobre o DNA Sub20, refere que esta competição “é um atletismo dinâmico e novo que se quer propor, numa necessidade de apresentar uma forma atrativa para os jovens, com 300 atletas de 12 clubes, de 11 países, pois Portugal, como anfitrião, tem direito a dois representantes. Exorto agora a quem possa, que passe aqui amanhã para assistir a uma competição muito emocionante”.
Para o espanhol José Luis de Carlos, “esta nova abordagem não substitui o atletismo como o conhecemos, apenas pretende dar uma nova oportunidade para novos formatos, dinâmicos e ligados às redes sociais que acompanham o momento, com dezenas de milhares de seguidores”.
Após a cerimónia a pista ficou aberta às equipas participantes, que já se encontram em Pombal para o treino no local antes da prova.
Amanhã as equipas do Metz (França), Ratoath (Irlanda), SK Elite (Estónia), Sporting (Portugal), Eagles (Alemanha), Plzen (Chéquia) competem às 14 horas. Às 17h30 competem as outras seis formações: Clube Pedro Pessoa (Portugal), Sparta (Dinamarca), Lazio (Itália), Castellon (Espanha), North Norway (Noruega) e BBHAC (Grã Bretanha). Estes encontros têm transmissão em streaming na página da European Athletics: https://www.youtube.com/watch?v=ktZL8zfCkrw&ab_channel=EuropeanAthletics.
As finais, no domingo (dia 22) estão programadas para as mesmas horas, com a final B (os três últimos de cada encontro de sábado) a anteceder a final A (três primeiros de cada encontro). Este segundo dia também terá transmissão em direto.
Fotos FPA