A formação do Sporting Clube de Portugal obteve o terceiro lugar na prova final, a estafeta de “The Hunt” (a caçada), conseguindo assim o acesso à final A da competição que se realiza amanhã a partir das 17h30.
Esta competição está a decorrer no Estádio Municipal de Pombal, numa organização da European Athletics e Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e da Câmara Municipal de Pombal.
Num formato diferente do tradicional, esta competição não tem duas disciplinas a decorrer em simultâneo e, ao contrário das corridas, os concursos são disputados em dois grupos de três atletas, em duelos, sendo os melhores apurados para disputarem o duelo final, os segundos classificados participam no duelo para o terceiro e quarto lugares e os três últimos disputam o quinto e sexto lugares.
Numa fase da época já muito adiantada, com os atletas sem competição há mais de um mês, o esforço dos jovens leoninos mereceu este final, apesar de muitos altos e baixos na equipa que não foi tão equilibrada como os seus próprios dirigentes esperavam.
Para além destas particularidades nas provas individuais, a competição tem duas “caras”: na primeira, os atletas têm de obter a maior pontuação possível já que isso ditará a diferença de tempo entre elas na partida para a prova “The Hunt”. Cada três pontos significa um segundo de diferença na partida.
Assim, o Sporting conseguiu três triunfos individuais, com 12 pontos cada um. Venceu o peso feminino, por Mariana Câmara, fez o mesmo no salto em comprimento com Marcos Lara e fechou o lançamento do dardo com o triunfo de João Fernandes. Ainda conseguiu um segundo lugar, por Afonso Fernandes, nos 110 metros barreiras e três terceiros lugares, na estafeta de 4×400 metros (Carla Martinho, Tomás Gonçalves, Tiago Gomes e Inês Alves), nos 200 metros, por Miguel Villamudria, e nos 800 metros, por Beatriz Azevedo.
Os outros ficaram na segunda metade. Lucas Cristo foi quinto nos 400 metros barreiras, Anastácia Gula foi quinta no salto em altura, Joana Pestana fechou em sexto nos 100 metros e Letícia Rosário caiu nos 100 metros barreiras e foi desclassificada.
Assim, o Sporting somava 80 pontos, quedando-se no terceiro lugar, atrás dos irlandeses do Ratoath (104 pontos) e dos checos do Skoda Plzen (92). Assim, o Sporting partia com oito segundos de desvantagem em relação aos irlandeses e três em relação aos checos. Na última corrida, a estafeta The Hunt (quatro percurso, com 600, 400, 200 e 800 metros), os checos surpreenderam os irlandeses, ultrapassando-os no último percurso, vencendo a corrida (4m54s26) e o Encontro. Os irlandeses terminaram com 4.56,88 no segundo lugar, com o Sporting a fechar em terceiro, com o quarteto constituído por Teresa Delfino, Pedro Tavares, Margarida Oliveira e Alexandre Lucas a terminarem em 5.01,67.
Resultados oficiais no portal FPA Competições (https://fpacompeticoes.pt/3901/competicao) e a reportagem fotográfica na Galeria da FPA (https://fpatletismo.pt/fotografias/).