Guimarães preparada para os Nacionais de Corta-Mato mais equilibrados

FPA Geral Notícias

22 Nov, 2024
_39A9640

A cidade de Guimarães está preparada para acolher os Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, na sua 101.ª edição masculina e 58.ª edição feminina, no próximo domingo, dia 24 de novembro, a partir das 9h30, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e da Câmara Municipal de Guimarães. Estes campeonatos, que têm objetivos individuais e coletivos, terão transmissão via streaming e também em A Bola TV.

No parque do Desporto, ali ao lado da Pista Municipal Gémeos Castro, está desenhado o percurso que acolherá uma edição das mais equilibradas da competição. Em masculinos, três formações destacam-se como favoritas: o Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Sporting Clube de Braga.

O Benfica, campeão há três anos consecutivos, com um forte grupo de meio-fundistas, entre eles os dois primeiros dos nacionais do ano passado, Etson Barros e André Pereira, defenderá o seu título sem qualquer elemento estrangeiro, ao contrário dos “desafiantes” que reforçaram as suas equipas com inscrições de atletas não nacionais. O Sporting, vice-campeão nos três últimos anos, volta a apostar em Vincent Rono (segundo no ano passado) e tem ainda inscrito o ugandês Hosea Kiplangat (mas apenas um poderá pontuar para a equipa), e numa equipa mesclada de juventude (Ruben Amaral e Jacinto Gaspar, por exemplo) e de experiência (Rui Pinto, três vezes campeão nacional). Já o Sporting de Braga, que na época de transferências se reforçou com Miguel Marques, tem três estrangeiros inscritos (só um pode pontuar): Eric Nzambimana (Burundi), Jonathan Kipkoech (Quénia) e Workneh Fikire (Etiópia).

Em femininos, duas equipas perfilam-se como favoritas ao triunfo: a campeã em título, Sporting de Braga, que volta a contar com a espanhola Ester Navarrete (segunda no ano passado), com a campeã nacional há três épocas consecutivas, Mariana Machado, e com Laura Taborda (reforço deste ano) e Lia Lemos (regresso à competição), para além das internacionais Solange Jesus e Vanessa Carvalho; e as vice-campeãs, do Sporting, com Neide Dias (vice-campeã no ano passado), Salomé Rocha e Catarina Ribeiro (campeãs em edições anteriores) a que se juntam as quenianas Fancy Cherono e Grace Nawowuna. Habitualmente, para o pódio, a formação do Recreio de Águeda perfila-se como candidata.

No plano coletivo, estas equipas estão a lutar pelas duas vagas portuguesas na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato do próximo ano, uma competição que se realizará em Albufeira. Serão apuradas para essa competição internacionais as duas primeiras equipas masculinas e femininas em absolutos e também no escalão sub-20 e na estafeta mista.

Já no plano individual, estes campeonatos apuram já os quatro melhores atletas portugueses em cada escalão (seniores, sub-23 e sub-20) para representarem Portugal nos Campeonatos Europeus de Corta-Mato que se realizarão em Antalya (Turquia), no dia 8 de dezembro.

Por aqui se vê que haverá mais provas para além das destinadas aos escalões absolutos. Apurar-se-ão também os campeões individuais em sub-23, os campeões individuais e coletivos em sub-20 e sub-18, com provas diferenciadas, e ainda estão no programa os nacionais de veteranos e o interassociações sub-16 (esta competição em segunda edição).

Como dissemos no início, estes Campeonatos Nacionais de Corta-Mato terão transmissão em direto via streaming, no canal de Youtube da FPA, e as provas principais terão transmissão televisiva no canal de A Bola TV (das 11h15 às 13h30).

As informações e histórico da prova estão na página oficial, enquanto as listas de inscritos estão no portal FPA Competições (), onde também serão publicados os resultados.

Foto (arquivo) nacionais sub-20, de MArcelino Almeida

Partilhar