É já este fim-de-semana, sábado e domingo, que a cidade de Braga, recebe os Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas em Pista Curta, onde estarão presentes os melhores atletas nacionais em cada escalão.
A competição – organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo e contando com o apoio da Associação de Atletismo de Braga e do Município de Braga – irá decorrer no Forum Braga. No dia 25, sábado, as provas têm início a partir das 14h00, enquanto no dia seguinte, domingo dia 26, arrancam logo pelas 9 horas.
Para esta edição de 2025 existem expetativas de boas marcas nas diferentes competições, tanto no heptatlo (que no primeiro dia será composto pelas provas 60 metros, salto em comprimento, lançamento do peso e salto em altura; 60 metros barreiras, salto com vara e 1500 metros no dia seguinte), em masculinos, como no pentatlo, em femininos (que integra as provas de 60 metros barreiras, salto em altura, lançamento do peso, salto em comprimento e 800 metros, tudo no segundo dia).
Para esta 34ª edição dos Campeonatos Nacionais de Provas Combinadas, em seniores, prevê-se um campeão inédito em masculinos, apresentando-se João Oliveira (Marinha Grande) e André Oliveira (Belenenses) na primeira fila numa acesa disputa. Nos restantes escalões, nota para as presenças de Bernardo Cunha (SL Benfica), nos sub-23; Denis Hrabar, Diogo Bandeira e Samuel Falieu-Mané (todos do SL Benfica) e Célio Quaresma (Sporting CP), num grande despique nos sub-20; e ainda os três melhores portugueses do ano nos sub-18, Rafael Morgado (Vidigalense), João Matos (GD Pedreiras) e Rodrigo Alves (Ac. Fernanda Ribeiro).
No que diz respeito à competição em femininos, entre as inscritas, apresenta-se Jessica Barreira (Sporting CP), que tem 4004 pontos, obtidos já este ano, em Pombal, e Mariana Bento (Jardim da Serra), que chegou aos 4052 pontos na prova principal (feitos no CAR Jamor, com os 800 metros na pista nº2, ao ar livre); as sub-23 Raquel Conceição (Charneca da Caparica) e Vera Goucha (Vidigalense), as sub-20 Natacha Candé (Ilha Verde), Sara Athayde (Pedro Pessoa) e Simone Morim (Ac. Fernanda Ribeiro), e ainda as sub-18 Laura Agostinho (Ac. Susana Estriga) e Alice Varino (GD Pedreiras).
Importante referência ao facto de estes Campeonatos se constituírem como o momento de avaliação mais importante no processo de seleção dos atletas para o Torneio Ibérico de Provas Combinadas em Pista Curta, para os escalões sub-18, sub-20 e seniores, que se realizará em Pombal, a 15 e 16 de março de 2025.
Segundo os critérios divulgados, serão selecionados os dois primeiros classificados nos escalões de sub-18 e de sub-20, e os vencedores dos escalões sub-23 e seniores. Os restantes elementos de cada escalão e sexo serão selecionados tendo em conta os antecedentes competitivos e a sua prestação desportiva durante o período de observação (incluindo os Campeonatos Nacionais), bem como o maior interesse para a classificação coletiva e para o sector de provas combinadas.
Motivos de interesse não faltam para um grande fim-de-semana de saudável competição.
Informações (regulamento, programa e histórico da competição) na página da prova.
Resultados em direto no portal FPA Competições.