Excelente presença dos atletas portugueses no Meeting de Ostrava (Chéquia), prova de etiqueta de ouro do World Athletics Indoor Tour. Isaac Nader venceu na milha, Salomé Afonso foi segunda nos 3000 metros.
Apenas dois dias depois de competirem na Aldeia das Açoteias onde fizeram parte da estafeta mista do Sport Lisboa e Benfica que se sagrou campeão europeu, Isaac Nader e Salomé Afonso estrearam-se nestas provas no meeting checo.
Isaac Nader esteve brilhante, e até se deu ao luxo de controlar o andamento, vencendo a prova da milha, na sua estreia na distância, com a marca de 3m54s27”, obtendo a segunda melhor marca portuguesa de sempre na distância, atrás do recordista Rui Silva (3.52,18, em 2001).
No final, nas entrevistas rápidas, Nader, apesar do resultado, não estava totalmente satisfeito. “Cheguei a Ostrava com o objetivo de vencer. Mas o meu principal objetivo era estabelecer aqui um recorde nacional indoor. Senti um pouco a falta disso e essa é a minha maior desilusão desta noite. Consegui ser mais rápido e mais confiante durante a corrida. Mas, “ok”, ainda é apenas o início da temporada. Assim, tenho coisas a melhorar”.
Também estreante, a portuguesa Salomé Afonso, especialista em 1500 metros, conseguiu uma prova de alto nível, acompanhou na primeira parte o andamento da vencedora, a etíope Freewyni Hailu, que cortou a meta em 8.24,17, a melhor marca mundial do ano, para prevalecer isolada na segunda posição terminando com a marca de 8m39s25”, também esta a segunda melhor marca portuguesa de sempre, atrás da recordista nacional, Carla Sacramento (8.36,79, em 2002), ultrapassando mesmo a notável Fernanda Ribeiro (8.39,49, em 1996).
No mesmo meeting, Gerson Baldé foi quarto classificado no salto em comprimento, com a marca de 7,90 metros. Nota para o cubano do Benfica Reynier Mena, que correu os 60 metros em 6,55 segundos, terminando no segundo lugar atrás do norte-americano Ronnie Baker.