Rodrigo Lima e Rita Figueiredo campeões nacionais de Milha

FPA Geral Notícias

24 Abr, 2025
Imagem WhatsApp 2025-04-24 às 22.24.51_8ee3a216

Excelentes as provas principais de milha nos Campeonatos Nacionais que hoje se disputaram na Marinha Grande, em conjunto com a 35ª edição da Milha de Cristal, provas organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo e Clube de Atletismo da Marinha Grande, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município da Marinha Grande. Coletivamente, o Sporting conquistou cinco dos seis títulos em disputa.

As duas corridas foram emotivas e competitivas, especialmente a masculina, com os seis primeiros a cortarem a meta com uma diferença de dois segundos! O vencedor foi Rodrigo Lima, jovem sub-23 do Sporting, num duelo com outro jovem sub-23, Alex Macuacua, atleta moçambicano que representa o Sporting. No final, Lima registou 4.m11s6′, e Macuacua 4.11,7. Esta marca atribuída a Rodrigo Lima é melhor marca de sempre do escalão sub-23 nesta prova de milha. Logo atrás chegou outro atleta do mesmo escalão, Alexandre Lucas, também do Sporting (4.12,8), também ele protagonista de uma excelente prova.

Depois chegou chegou o estónio Deniss Salkauskas (4.13,4), e com um segundo mais, chegaram Diogo Fraga, da Run Tejo (4.13,5), e João Azevedo, do EA Rosa Oliveira (4.13,6), este o terceiro atleta sub-23.

“O meu objetivo era, claro, tentar a vitória, mas acima de tudo correr rápido, para ganhar confiança, vou agora subir para um estágio de altitude e este foi um bom indicador para o verão”, referiu Rodrigo Lima, campeão nacional, que adiantou apostar na época de verão “nas distâncias de 800 e 1500 metros. Esta prova foi só mais 100 metros acima, também venho de um período de alguma carga e necessitava deste resultado. Vinha de um corta-mato muito bom, mas tive ali uma quebra na pista coberta, mas acredito que estamos no caminho certo para os Europeus de Sub-23”, afirmou.

Coletivamente, triunfou o Sporting, com 14 pontos, diante do Run Tejo (70) e do CA Seia (83).

A prova feminina foi dominada pelas atletas do escalão sub-23, com Rita Figueiredo, do GD Estreito, a sagrar-se campeã com a marca de 4m52,2s, quase um segundo menos que Beatriz Azevedo, do J. Vidigalense (4.53,1), enquanto a terceira classificada foi Marta Castro, do Sporting (4.55,8).

No final da sua corrida, a nova campeã nacional admitia pensar no triunfo, “se nós não acreditarmos ninguém acreditará por nós. Era um objetivo e foi cumprido”. Para a atleta, o objetivo principal deste verão prende-se com “os Campeonatos Sub-23, é para isso que tenho trabalhado. Esta prova serve apenas como preparação”, refere divulgando que vai apostar sobretudo nos “1500 metros, uma distância em que acredito ter ainda algo para dar”, concluiu.

Coletivamente, triunfou o Sporting, com 27 pontos, seguido do Run Tejo (75) e do Thomar Athletics (89).

Nos restantes escalões, em sub-20 femininos, domínio absoluto do Sporting, com Stela Fernandes a triunfar (5.14,9), seguida de Carolina Correia (5.18,2) e Lara Costa (5.20,4), com as leoas a triunfarem coletivamente.

Em masculinos, venceu Ricardo Alves, do Feirense, com a marca de 4m22,8s, à frente de Tiago Machado, do C. Pedro Pessoa (4.23,8), e de Afonso Oliveira, do Sporting, com 4.24,3. Coletivamente, novo Triunfo do Sporting (51), à frente do Run Tejo (68) e do Cluibe Pedro Pessoa (71).

Nos sub-18 masculinos, o vencedor, foi David Moura, do Feirense, que cortou a meta em 4m28s9′, apenas com menos um segundo que o segundo classificado, Diogo Pinto, da AD Nucleoeiras (4.29,9), que terminou com o mesmo tempo do terceiro classificado, Santiago Fernandes, do Gira Sol. Por equipas triunfou o Núcleoeiras, seguido do CO Pechão e da Escoila de Atletismo Rosa Oliveira.

Em femininos, Mariana Moreira, do UD Várzea, triunfou com 5m06s,3′, reeditando o título conquistado no ano passado, na primeira edição destes campeonatos, em Tomar. Foi a corrida mais “desequilibrada”, pois a vencedora deixou a segunda classificada, Mariana Maciel, do Sporting de Braga, a oito segundos (5.14,2), com a terceira classificada, Carolina Cruz, do Oliveira do Bairro, a cortar a meta em 5.19,2.

Colectivamente triunfou o Sporting, com 49 pontos, seguido do UD da Várzea (62) e do ARLV Gondomarense (73).

Resultados completos (com as marcas corretas):

Fotos FPA / António Fernandes e Tatiana Gonçalves

Partilhar