No próximo sábado (dia 17 de maio), o Estádio Municipal da Marinha Grande receberá a 11ª edição do Meeting Fernando Alves, competição integrada no Circuito de Meetings de Portugal 2025, que é organizado pelo Clube Atletismo de Marinha Grande, como apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e da Câmara Municipal da Marinha Grande, com o patrocínio da Alfaloc.
Este meeting, que serve para homenagear uma das pessoas mais antigas do atletismo do concelho e que mais contribuiu para o desenvolvimento do mesmo, após o fecho das inscrições, apresenta como pontos altos as provas de velocidade (com e sem barreiras) e dos lançamentos.
Nos lançamentos, com base nas inscrições, estarão presentes atletas medalhados em grandes competições, como é o caso do lançamento do disco feminino, com Liliana Cá, do Sporting, medalha de bronze nos europeus de 2024, inscrita com a marca de 64,72 metros, e da cubana Denia Caballero, do Torreense, campeã mundial e 2015 (vice-campeã em 2019) e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016, que em 2024 lançou em Leiria 64,82 metros. Na mesma prova, em masculinos, voltam a estar inscritos os três atletas que se destacaram no Algarve, no passado fim-de-semana, no Meeting Vitor Tavares. São eles o equatoriano Juan Caicedo, vice-campeã sul-americano em 2023, que venceu em Faro com a marca de 66,99 metros, a sua melhor deste ano, e os portugueses Emanuel Sousa (Benfica), recém recordista de Portugal, com a marca de 67,51 metros, e Edujose Lima (Sporting), que tem 58,28 metros como melhor esta época.
Ainda nos lançamentos, destaque para o peso, com a presença do recordista de Portugal, Tsanko Arnaudov (Sporting); e para o lançamento do martelo, onde os jovens Francisco Calhau (Sporting), que tem como melhor esta temporada a marca de 64,06 metros, e Francisco Pereira (Estreito), que tem 61,52 metros esta época defrontarão o espanhol Pedro Cazalilla (71,00 metros) e ainda António Vital e Silva (Marinha Grande), que tem 66,71 metros. No martelo feminino avulta a presença de Catarina Flor (Sporting), que já alcançou os 55,40 metros esta temporada.
Nas provas de velocidade, nos 110 metros barreiras, destaca-se a inscrição de Abdel Larrinaga, que este ano já representou Portugal nos Europeus e nos Mundiais de pista coberta; do lado feminino, estarão presentes várias das melhores especialistas da atualidade, com destaque para quatro das “top-6” do ano passado, Olímpia Barbosa (Sporting), 13,30 segundos em 2024, Catarina Karas (Jardim da Serra), com 13,46 s em 2024, Melissa Sereno, com 13,58 s em 2024, e Vera Monteiro (CF Oliveira Douro), com 13,64 s na época passada. Ainda em femininos, prometem muito as provas de 200 metros: em femininos, com Raquel Silva, da Póvoa do Varzim, Beatriz Castelhano, do Arneirense e Joana Pestana, do Sporting; e em masculinos, com Gabriel Maia, do Jardim da Serra, Gerson Baldé e Pedro Afonso, do Benfica, todos eles com marcas muito próximas dos 20 segundos.
Nos 400 metros barreiras, voltam a estar inscritos os dois atletas que em Faro protagonizaram um excelente duelo, separados por apenas um centésimo no final, os sportinguistas Diogo Barrigana e Duarte Fernandes.
Motivos de interesse para acompanhar, no local, a partir das 18h30, ou através da página de Facebook do Meeting Fernando Alves, no streaming ali transmitido. Os resultados serão disponibilizados em direto na plataforma do FPA Competições.