Agate de Sousa saltou para o ouro nos Mundiais Universitários

FPA Geral Notícias

22 Jul, 2025
54670286268_98a401499b_o

Agate de Sousa conquistou hoje a medalha de ouro no salto em comprimento dos Jogos Mundiais Universitários de Verão, que se estão a desenrolar em Rhine Rhur, na Alemanha.

A portuguesa conseguiu a sua marca de liderança ao terceiro ensaio ao passar os 6,70 metros (vento: +1,1 m/s), mas a diferença entre as três medalhadas foi de apenas três centímetros. Segunda a saltar, a portuguesa viu as suas opositoras chegarem perto, logo depois dela, também no terceiro ensaio. A chinesa Xiong Shiqi saltou 6,68 metros e a colombiana Natalia Linares saltou 6,67 metros. Até ao final não houve mudanças e quando fez o seu último salto, Agate de Sousa já era campeã mundial universitária.

No final da sua competição, a atleta mostrava-se “muito feliz, por levar esta medalha de ouro para Portugal e para a minha universidade. A caminhada para aqui teve alguns percalços, mas graças a Deus consegui cumprir o meu objetivo, que era ganhar uma medalha”, referiu a atleta, que encarou estes Mundiais “como um palco para podermos mostrar o nosso trabalho e é também mais uma oportunidade para melhorar, em relação à nossa performance, seja num campeonato de Portugal seja num mundial. Relativamente à diferença estre estes e outros campeonatos, por exemplo a uns Jogos Olímpicos, tenho de agradecer à FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) por esta oportunidade, aos meus colegas que sempre me apoiaram, que estiveram aqui na pista, o que foi muito importante, pois ouvir o meu nome em português dá ainda mais ânimo”, referiu a atleta, que fez o último salto já com a medalha de ouro conquistada. “Fiz aquele salto porque eu quero sempre melhor, sei que estou a valer mais que as marcas que tenho conseguido, posso fazer melhor. Mas esta é uma medalha de ouro, não posso pedir mais. Estou muito feliz”, concluiu

Excelente também a prestação de Duarte Fernandes nos 400 metros barreiras, vencendo a sua meia-final em recorde pessoal (49,51 segundos), uma marca que o qualificou para a final (amanhã, às 18h50) e o deixa em quinto português de sempre.

Na mesma distância, mas em femininos, Juliana Guerreiro ficou em quarto lugar na sua eliminatória, com a marca de 57,90 segundos, qualificando-se para as meias finais de amanhã (a partir das 13h00).

Nos 1500 metros masculinos, Nuno Pereira esteve em grande plano, controlando sempre a sua eliminatória, para garantir o apuramento direto para a final (seguiam os quatro primeiros), terminando em primeiro lugar em 3m44s07”. A final corre-se no dia 24.

Para além de Duarte Fernandes e Juliana Guerreiro, a tarde de amanhã tem mais portugueses em competição. Mariana Bento enfrenta o primeiro dia do heptatlo (começa às 09h00); André Pimenta tem a qualificação do salto em comprimento (a partir das 17h00) e Rogério Amaral corre a final direta dos 10000 metro (17h55).

Fotos FISU e FADU

Partilhar