Pedro Afonso vice-campeão Europeu dos 200 metros

FPA Geral Notícias

9 Ago, 2025
pedro_afonso_bandeira

Excelente corrida de Pedro Afonso na final dos 200 metros, dos Campeonatos Europeus de Sub-20, que estão a decorrer em Tampere (Finlândia). O atleta português terminou em segundo lugar, com a marca de 20,85 segundos, superado apenas pelo italiano Diego Nappi (20,77 s) e seguido pelo espanhol Oriol Sanchez (21,03 s).

É a primeira medalha de um atleta português na velocidade (100, 200 ou 400 metros) em todas as edições dos Europeus, e é a primeira medalha nesta competição em Tampere.

No final, Pedro Afonso não escondeu os seus sentimentos. «Não estou contente com o resultado, gostava muito de ter ganho. Estou muito feliz pela minha forma e como cheguei aqui. Comecei a temporada depois da época de inverno, pois lesionei-me no europeu do ano passado e é muito bom regressar e estar a sentir-me outra vez rápido, a bater os meus recordes pessoais. Mas fiquei a um lugar do que queria», afirmou no final da corrida.

Em declarações à European Athletics, Pedro Afonso sente que venceu «a meia-final muito mais relaxado do que me senti na final. Parabéns ao Nappi, que alcançou o ouro. Sou forte mentalmente, por isso consegui atravessar positivamente o período em que estive parado por lesão, cerca de seis meses. Sei que sou um dos melhores portugueses, agora também um dos melhores da Europa, mas não penso nisso. Sou agora um profissional do atletismo e a minha procura é em melhorar-me a cada dia que passa. Os resultados serão consequência desse trabalho».

Stela Fernandes oitava com recorde nacional

Muito boa corrida de Stela Fernandes na final dos 3000 metros obstáculos. Apesar de assumir o cansaço, a portuguesa fechou a sua participação nestes Campeonatos Europeus no oitavo lugar, com a marca de 10m24s27”, o seu segundo recorde pessoal na competição, premiado agora com o recorde nacional sub-20. O anterior máximo (10.26,45) pertencia a Bárbara Neiva desde 2019.

«Se ontem não tinha palavras para descrever, hoje ainda tenho menos. A prova toda o corpo estava a gritar para parar, tipo já não dava mais, mas a minha cabeça dizia, trabalhei tanto desde o mundial passado, tinha uma sede para fazer isto. Sabia o que valia e não queria deixar de o fazer, então só pensei, tu consegues ir, e na reta da meta só pensei em correr o mais rápido possível. Quando vi o tempo, voltei a reerguer-me e depois voltei a cair», disse a atleta.

2025 European Athletics U20 Championships | 7-10 August 2025, Tampere (Finland), Ratinan Stadion | Photo: Sportmedia

As demais provas

A “estrela” da comitiva, Pedro Afonso, voltou a estar em ação nas meias-finais da estafeta de 4×100 metros, correndo no segundo percurso, recebendo o testemunho de Ernesto Rodrigues e entregando a Miguel Villamudria, que por sua vez o entregou a Bernardo Ferreira. No final, Portugal terminou em terceiro lugar, com 40,72 segundos, fora dos dois lugares de qualificação direta, e a ser a primeira equipa não apurada para a final. Tónica geral, os atletas estavam contentes com a sua prestação.

Na final dos 3000 metros, corrida tática, em ritmo lento, tudo se decidiu na última volta. Até aí, Tiago Jorge mantinha-se no grupo da frente, mas quando o ritmo aumentou drasticamente, o português não conseguiu acompanhá-los e terminou em 12º lugar, com a marca de 8m49s57”. O “sonho” terminou na reta da meta.

Quanto a Natacha Candé, está na quinta posição do heptatlo, com 3418 pontos. Depois de as provas da manhã terem ficado um pouco aquém do que a atleta obtivera no seu recorde pessoal, a portuguesa começou melhor no lançamento do peso, alcançando um recorde pessoal com 12,65 metros, mas depois correu os 200 metros em 25,97 segundos (v: -1,2 m/s), também abaixo do que fizera no seu recorde.

Amanhã, finais de marcha e de obstáculos e o heptatlo de Natacha em Tampere

No dia de amanhã, domingo, o fecho da competição, Portugal conta com Natacha Candé, no heptatlo (salto em comprimento, às 08h00, lançamento do dardo a partir das 09h20 e os 800 metros às 17h40).

A final dos 10000 metros marcha, com Eduardo Camarate (43.47,72), tem partida marcada para as 08h25.

Outra final, a dos 3000 metros obstáculos, está marcada para as 16h05, com Tiago Machado (9.55,59).

Os portugueses poderão assistir à transmissão integral dos Campeonatos Europeus Sub-20 através da transmissão da EBU (Eurovision Sport). A página da European Athletics terá informações e os resultados em direto.

Na nossa página oficial teremos noticiário da competição, os horários dos portugueses e informação histórica (em anexo no final deste artigo, com as provas dos atletas e os horários, com hora portuguesa) e nas nossas redes sociais teremos apontamentos do quotidiano e as entrevistas aos nossos jovens atletas.

Fotos FPA / Sportmedia (foto da estafeta masculina, de Manuel Dos Santos)

Partilhar