Isaac Nader e José Carlos Pinto nas meias-finais dos 1500 metros em Tóquio

FPA Geral Notícias

14 Set, 2025
isaac_toquio_web

Diário dos Mundiais – Dia histórico para o atletismo português, com a presença de três atletas nas eliminatórias dos 1500 metros dos Campeonatos Mundiais de Tóquio 2025. Por um lugar, o momento não foi mais marcante, pois Isaac Nader e José Carlos Pinto passaram às meias-finais e Nuno Pereira não passou por um lugar! Na maratona, Solange Jesus (no top-20) e Susana Santos (26.ª) concluíram a prova.

Uma manhã repleta de emoções. Nos 1500 metros, na segunda das quatro séries, Isaac Nader terminou em primeiro lugar, partilhando esse lugar com o italiano Pietro Arese (3m40s91”), assegurando o apuramento para as meias-finais.

“Sinceramente eu penso muito isto e falo muitas vezes com a Salomé e com o Enrique, que quanto mais compito em grandes competições parece que às vezes tenho menos experiência. Como disse há dias, sou agora melhor atleta do que há dois anos, tenho uma marca pessoal melhor em dois segundos e isso permite-me ter um conforto na primeira ronda diferente, apesar de, mais uma vez, ter de ser até ao último metro”, afirmou no final da sua corrida.

“O primeiro objetivo foi conseguido. Amanhã, nas meias-finais, é outro dia. Agora é descansar para poder responder bem”.

Na terceira série, Nuno Pereira enfrentou uma prova também difícil, com alguns empurrões, e teve de mudar demasiadas vezes de ritmo. No final, na reta da meta, em luta por um dos seis primeiros lugares, viu-se ultrapassado e terminou em sétimo lugar, com 3m42s63”!

“Isto já se passou comigo uma vez. Não tenho desculpas, acho que podia ter dado um pouco mais, mas no fim de contas perdi para os melhores atletas neste dia. Resta-me agradecer a toda a minha equipa, treinador e equipa multidisciplinar. Pensava ter outro desfecho neste Mundial, para o qual trabalhei, mas nada disto apaga o eu tenho feito até agora. Saio daqui com outra experiência e mais forte para continuar a trabalhar, para que no próximo ano consiga fazer melhor”, disse na zona mista.

Na última das quatro séries, José Carlos Pinto, na sua estreia em mundiais, conseguiu o apuramento direto paras as meias-finais, terminando no segundo lugar, com a marca de 3m37s092, na prova em que Jakob Ingebrigtsen foi apenas oitavo ficando fora da meias-finais.
“Acho que foi mais do mesmo, por assim dizer. Sinceramente apenas estava preocupado em estar bem colocado para a última volta. Penso que foi uma das minhas melhores corridas este ano, não precisei de me desgastar, ao ponto de precisar de dar tudo nos últimos 200 metros. Agora convém-me descansar. Estou na minha melhor forma de sempre e tenho o objetivo de ir à final”, disse no final.

Na primeira prova do dia, a maratona feminina, disputada sob muito calor e humidade, produzindo várias surpresas, participaram as portuguesas Solange Jesus e Susana Santos. Na meta, a melhor foi Solange, que terminou em 19.º lugar, com a marca de 2h33m24s.

“Para mim foi um excelente resultado, atendendo a que há dois anos as coisas não correram bem. Estou feliz com este desfecho. Sabia que ia ser muito difícil, as condições estavam difíceis, para todas como é óbvio, mas eu sabia que a corrida iria realmente começar a partir dos 30 ou 35 km. Como comecei a ganhar posições e com o apoio do muito público, fui-me motivando e consegui terminar no top-20”, disse a atleta no final.

Quanto a Susana Santos, terminou em 26.º lugar, com a marca de 2h35m06s, muito desgastada.

“Não estou satisfeita. Tal como em Paris não consegui fazer melhor. O calor e a humidade não ajudam nada. As minhas melhores marcas foram conseguidas em maratonas de inverno. Gosto mais de correr temperaturas mais amenas e até com algum frio”, concluiu.

Esta tarde, continuam as provas, com a presença de Agate de Sousa na final do salto em comprimento (12h40, em Portugal), e Salomé Afonso, na meia-final dos 1500 metros (às 13h17, em Portugal).

Pode continuar a acompanhar a atuação dos atletas portugueses na página da FPA e nas redes sociais, assistir às provas, em direto, através da transmissão da RTP 2, consultando resultados na página da World Athletics.

Fotos FPA / Sportmedia

Partilhar